Página inicial > Mais Notícias > Professor apresenta tese de doutorado e motiva alunos a pesquisar a região do Jari

Publicado: Quinta, 07 de Setembro de 2017, 15h13 | Última atualização em Quinta, 07 de Setembro de 2017, 15h13

No último dia (29/08) o professor doutor Themístocles Raphael Sobrinho apresentou aos alunos dos cursos de nível superior do campus – licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental sua tese de doutorado intituladaEstrutura, Funcionamento e Evolução das Paisagens cobertas por Savanas na Reserva Extrativista do Rio Cajari/AP, Amazônia Oriental, Brasil”

O professor foi aluno do Programa de Pós-graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial da PUC-Minas, em Belo Horizonte.

O trabalho trata sobre a gênese e evolução das paisagens cobertas por Savanas (Cerrado) na Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex-Cajari/AP), no sul do estado do Amapá (entre o distrito de Água Branca do Cajari/ Laranjal do Jari e o Maracá / Mazagão, BR-156).

Trata-se de um trabalho inédito, cujo o objetivo foi a descrição detalhada das paisagens existentes (estrutura e funcionamento) com o enfoque nos estudos sistêmicos aplicados a Geografia Física. Como resultado constatou-se que tais paisagens são produtos da interação de processos mecânicos superficiais com processos geoquímicos no interior dessas formações, controlados essencialmente pela sucessão paleoclimática, pelas variações do nível do mar e por fatores litopedogeomorfológicos. Dessa forma, fica estabelecido que o cerrado (savana) daquela região não resulta exclusivamente de fatores climáticos (Teoria dos Refúgios Florestais), muito menos de consequências de atreladas ao aquecimento global.

A apresentação do professor Themístocles Raphael teve como objetivo estimular e divulgar o conhecimento geográfico da região do sul do estado do Amapá, trouxe para os alunos a perspectiva de que é possível produzir ciência e contribuir significativamente com a pesquisa sobre a realidade em que vivemos.

Vale ressaltar que a pesquisa é inédita no estado do Amapá e servirá de base para vários alunos, docentes e pesquisadores do tema.

“Os alunos demonstraram interesse na tese apresentada e teceram vários elogios à tese do professor Themístocles Raphael. Nós do Depex não poderíamos deixar de homenagear o nosso professor que demonstrou aos nossos alunos que a região do Vale do Jari é muito rica e tem campo de pesquisa para todos que são amantes da Geografia e da Informação Espacial”, pontuou o professor e coordenador de Pesquisa e Extensão Tiago Alves.

Segundo o professor Themístocles Raphael a tese de doutorado também será apresentada posteriormente aos moradores da Reserva Extrativista do Rio Cajari (Resex) – principais interessados no resultado da pesquisa apresentada.

Ao final da apresentação, o Departamento de Pesquisa e Extensão do campus ofereceu um Café da Manhã ao professor doutor e a todos os presentes.

Por Viviane Fialho Campos, jornalista do campus Laranjal do Jari