Página inicial > Mais Notícias > Alunos discutem a importância das árvores em escolas de Laranjal do Jari

Alunos discutem a importância das árvores em escolas de Laranjal do Jari

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h36 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 18h36

Com o tema “A importância das árvores na manutenção da vida”, os alunos do curso técnico de Floresta, do curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental participaram de eventos em comemoração ao Dia da Árvore, no último dia (21/09). O intuito do projeto foi o de integrar o campus e o público externo, por meio de ações nas quais houvesse a participação dos alunos na realização da oficinas, palestras e atividades afins, promovendo conscientização e sensibilização ambiental sobre o papel de cada um em cuidar das árvores e reconhecer todos os benefícios que elas nos proporcionam.

No último dia (19/09) foram realizadas uma série de atividades com os discentes do campus. Entre elas: palestras ministradas pelos alunos das turmas de Floresta e Gestão Ambiental, oficinas de pintura e desenho, exibição do filme "O Lorax:  em busca da Trúfula Perdida", que aborda a temática ambiental, plantio de mudas de espécies frutíferas na escola Paulo Freire, com público alvo de 170 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde, além da implantação de um canteiro para plantio de hortaliças - doadas por agricultores do assentamento Nazaré Mineiro. O plantio de mudas foi feito através do reaproveitamento de pneus coletados e pintados pelas turmas do curso técnico de Floresta, reforçando a ideia da reutilização e reciclagem de materiais descartados no lixo e que podem ocasionar doenças, como a dengue, por exemplo.

A diretora Silvânia, destacou que as hortaliças plantadas, tais como alface, couve e pepino irão contribuir na introdução de uma alimentação mais saudável na merenda dos alunos.

No dia “D” (21/09), data na qual celebramos o Dia da Árvore foi realizada a palestra "A importância das árvores na manutenção da vida" na sede da Ação Social com cerca de 15 adolescentes em situação de risco que fazem parte do Projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, onde foram enfatizados os conceitos de floresta, serviços ambientais fornecidos por ela, entre os quais destaca-se matéria prima, oxigênio, abrigo para fauna, manutenção do clima local, entre outros.

Os professores Jamille Almeida Cardoso, Ingrid da Pena Luz, Luan Silva, Breno Araújo do colegiado dos cursos técnicos em Floresta, Meio Ambiente e superior em Tecnologia em Gestão ambiental orientaram os trabalhos dos alunos.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

“Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores”, ressaltou a professora Jamille Cardoso.

Por Viviane Fialho Campos, jornalista do campus Laranjal do Jari