Página inicial > Mais Notícias > Dois estudantes se preparam para representar o campus na Omif

Dois estudantes se preparam para representar o campus na Omif

Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 09h59

Estudantes com os coordenadores locais da Omif

O campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) será representado na última etapa da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) 2018, dia 19 de outubro, no campus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas), pelos estudantes Adriana Araújo Ferreira, do 4º do curso técnico integrado em Florestas, e Guilherme Lacerda Alves, do 3º anos do curso técnico integrado em Administração. Na primeira etapa, 57 estudantes realizaram a prova no campus. A preparação se deu através de um curso preparatório, através do projeto de extensão intitulado "Feras da Obmep" idealizado pelos professores do Colegiado de Matemática, com o objetivo de fortalecer os alunos a disputarem com eficiência tanto a Omif como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

O curso funciona no contraturno vespertino. São três horas de aprendizado de conteúdo e exercícios de provas anteriores. Os quatro professores de Matemática do campus se revezam para mostrar diversas dicas e os chamados “macetes” que ajudam os estudantes a ter um desempenho melhor. “Diante disso, nossos alunos têm total liberdade para resolver qualquer tipo de questão dentro do esperado. Alguns alunos gostam de ir ao quadro para mostrar as diversas formas de resolução de questões. O professor orientador incentiva os alunos a ter capacidade e autoestima”, detalha o professor Paulo Robson Pereira da Cunha, coordenador local da Omif, ao lado do professor Sirley Garcia.

Cunha explica que, em relação à segunda fase, “pretendemos intensificar com diversas formas de questões com um nível alto, pois a prova será discursiva. Nossos alunos precisam está atentos não só às habilidades de matemática e sim saber escrever essas respostas. Estamos bem confiantes por nossos alunos e eles também. Portanto, as expectativas são grandes e esperamos trazer medalha para o campus Laranjal do Jari”.

Para Adriana Ferreira, representar o Ifap na Omif é uma responsabilidade muito grande, “pois será um evento que vai reunir estudantes de todo Brasil e até de outros países”, mas ela sabe que, além da disputa, será uma oportunidade para “adquirir e compartilhar conhecimento com outros alunos, além de acrescentar bastante na nossa vida acadêmica”.

Guilherme Lacerda Alves considera “um grande incentivo para minha vida acadêmica” e espera ter um resultado positivo. “Estou preparando meu roteiro de estudos para segunda fase. Fiz um roteiro de estudos que englobam todos os conteúdos que possivelmente cairiam na prova. É muito bom saber que todo o meu esforço está valendo a pena”, afirma.

No total, o Ifap tem dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio de quatro campi classificados na Omif, sendo, além dos estudantes do campus Laranjal do Jari, três do campus Macapá, um do campus Porto Grande e quatro do campus Santana. Criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais, a Omif é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica e de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice