Página inicial > Mais Notícias > Inscrições para curso de Língua Francesa vão até o dia 10

Inscrições para curso de Língua Francesa vão até o dia 10

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 11h53
Estão abertas entre os dias 8 e 10 de outubro as inscrições para curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Francesa no campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), destinado a estudantes regulamente matriculados e servidores do próprio Ifap, além da comunidade externa. Estão sendo ofertadas 60 vagas nos três módulos sequenciais do curso - Básico, Intermediário e Avançado -, que será executado no período de outubro de 2018 a maio de 2019, com a carga horária total de 180 horas. A oferta está sendo feita pelo Ifap, através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), como parte do Programa Leitores Franceses 2018/2019. Para mais informações, clique aqui e acesse a Chamada Pública Proext/Ifap nº 2/2018.

A seleção obedecerá a ordem de inscrição. As 60 primeiras inscrições realizadas serão homologadas e os candidatos serão convocados para efetuar matrícula. As inscrições serão realizadas somente sob a forma presencial, das 9h30 às 11h30 e de 15h30 às 17h30, no Departamento de Extensão (Depex) do campus Laranjal do Jari, localizado localizado na Rua Nilo Peçanha nº 1.263, bairro Cajari. Não serão aceitas inscrições via postal e/ou correio eletrônico. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o horário de realização do curso (matutino e vespertino).

Da comunidade externa, podem ser inscrever candidatos com idade mínima de 14 anos, que possuam ou estejam cursando o ensino médio a partir do 1º ano. As 60 vagas disponibilizadas estão distribuídas conforme as reservas legais, no percentual de 5% para candidatos com deficiência e 20% para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

Sobre o curso

O curso de Língua Francesa compreende três níveis de ensino: básico, intermediário e avançado, com carga horária total de 180h, sendo nível básico: 60h, intermediário: 60h e avançado: 60h. As aulas ocorrerão duas vezes por semana com a duração de 3h/dia. Os cursos serão ministrados com base na Abordagem Comunicativa visando às quatro competências linguísticas: (a) Compreensão Oral (escutar); (b) Compreensão Escrita (ler); (c) Expressão Oral (falar) e (d) Expressão Escrita (escrever).

O curso será ofertado nos três níveis de forma continuada e ininterrupta, de acordo com o cronograma de aulas. Dessa forma, o aluno aprovado no primeiro módulo ingressará, automaticamente, no segundo, e assim, sucessivamente. Os alunos que concluírem o Nível 1 (módulo básico) do curso, com aproveitamento quantitativo de 6,0 (seis) pontos e frequência de 75%, ingressarão, automaticamente, no Nível 2 (módulo intermediário) e, por conseguinte, no Nível 3 (módulo avançado). Não é permitido o trancamento e nem reserva de matrícula em nenhum dos níveis dos cursos.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice