Página inicial > Mais Notícias > Programa Leitores Franceses inicia aulas no campus Laranjal do Jari

Programa Leitores Franceses inicia aulas no campus Laranjal do Jari

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 11h34

Alunos assistem à aula

O campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no dia 22 deste mês, a aula inaugural da quarta edição do Programa Leitores Franceses na Instituição, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proext). Houve apresentação da estrutura do curso, das propostas de atividades educativas e culturais realizadas em outras edições e as ações a serem desenvolvidas no campus. O curso ocorrerá até maio de 2019.

A aula inaugural teve a participação da diretora-geral do campus, Marianise Paranhos Pereira Nazário, da diretora de Ensino, Rita de Cássia Chaves, da representante do Departamento de Pesquisa e Extensão, Carolina Maria Costa Barros, da coordenadora local do programa, Suany Rodrigues da Cunha, e da professora Géraldine Etinof.

Além das atividades de ensino da língua e cultura francesa junto à comunidade interna e externa do campus, previstas durante e depois da vigência do programa, como o Dia da Francofonia, o Cineclube Francês e a Mostra Intercultural Francesa, os alunos do curso receberão formação para realização de exame de proficiência em língua francesa, particularmente, para a compreensão escrita de textos científicos.

De acordo com a coordenadora geral, Aldenise Borges, a Proext através do Programa Leitores Franceses, tem propiciado atividades de ensino de língua e intercâmbio da cultura francesa para alunos, servidores e público externo dos campi do Ifap por onde passou.

O programa surgiu para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica como uma atividade de cooperação internacional para estimular as atividades de ensino da língua e da cultura francesa entre o público interno e externo dos Institutos Federais, no intuito de subsidiar a recepção de alunos e professores intercambistas, oriundos de universidades, institutos e de liceus franceses, em atendimento ao processo de internacionalização das instituições.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice