Página inicial > Mais Notícias > Curso superior do Ifap de Laranjal do Jari ganha destaque ao receber conceito 4 do MEC

Publicado: Quarta, 09 de Janeiro de 2019, 20h37 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 16h12

O curso nível superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, recebeu conceito 4 (do máximo de 5) na avaliação de reconhecimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) e Ministério da Educação (MEC). Considerada uma área nova em formação superior (há apenas dois no Amapá e o outro pertence à Rede Privada de Ensino), o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental é o mais novo, com três anos de existência.

As visitas dos avaliadores do Inep/MEC aconteceram no mês de setembro, ano em que o curso forma as primeiras turmas. A portaria nº 878, da SERES/MEC, que homologa o ato de autorização de reconhecimento do curso com conceito 4, foi homologada em 17 de dezembro de 2018.

Além dos documentos institucionais legais de implantação do curso, foram avaliados os espaços físicos, qualidade do acervo disponível para pesquisa, atividade extra-sala de aula tais como visitas técnicas, participação em seminários e eventos científicos por parte dos acadêmicos, experiência profissional e trabalhos de pesquisa dos professores, metodologia de aula, futuros projetos de pesquisa.

Na opinião do professor Alecsandro Reis, a forte produção científica dos professores aliada à experiência profissional destes na área do curso contribuíram para a nota obtida. “A experiência docente, seja em empresas privadas, administração pública ou mistas, a exemplo do Sistema S [Sesc, Sesi e Senai], tem ganhado maior peso nas avaliações dos cursos. Nós, por exemplo, temos no quadro de professores profissionais de mais de 25 anos de experiência em campo”, considerou.

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental conta com laboratórios de química, biologia, microbiologia, informática, cartografia, geoprocessamento, que além de aula prática servem para os acadêmicos realizarem experimentos em atividades dos programas de bolsas científicas. Atualmente, estão em curso projetos sobre manejo florestal, qualidade da água que abastece o município e história ambiental.

Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, doutor Diego Armando Silva da Silva, existem questões relevantes a serem consideradas e que são levadas em consideração pelos avaliadores do Inep/MEC, entre elas a região em que está sendo ofertado o curso. “Na região do Jari existem três grandes empresas que exploram recursos do meio ambiente e que geram impactos ambientais. Juntas, elas oferecem vasto campo de atuação do profissional nas áreas trabalhista, de pesquisa científica e de recuperação de áreas degradadas, o que torna esse profissional de grande importância para a região, valorizando a formação superior na área”.

É de autoria do coordenador do curso o projeto Trilha Ecológica Wajãpi, que funciona como laboratório em que os acadêmicos do curso recebem a comunidade externa, em especial das escolas municipais, estaduais e privadas, e abordam a temática da educação ambiental e sustentabilidade dos recursos naturais.

Os estudantes também realizam visitas técnicas, a exemplo das realizadas à Estação Ecológica (Esec) do Jari, estações de tratamento de água, hidrelétricas, à mineradora Cadam, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Embrapa, Unifap, Ueap, Iepa e à empresa Jari Celulose. Tudo isso para habilitar o profissional de Gestão Ambiental a atuar com: licenciamento ambiental; implantação de sistema de gestão ambiental; recuperação de áreas degradadas; gestão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos; gestão de unidades de conservação; educação ambiental (em órgãos públicos, privados e em ONGs), entre outros.

Keila Gibson Rebelo
Jornalista - 1611DRT/PA
Contato: (96) 999090740 (whatsApp)