Página inicial > Mais Notícias > Formatura de cursos técnicos é marcada por emoção e despedidas

Formatura de cursos técnicos é marcada por emoção e despedidas

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 14h30 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 09h59

Foi em meio a discursos carregados de emoção dos momentos que marcaram os anos de convivência das turmas que os concluintes dos cursos técnicos em Administração, Florestas, Informática e Meio Ambiente de 2019 do Instituto Federal do Amapá (Ifap), campus Laranjal do Jari, se despediram do ensino médio, muitos dos quais já com passagem garantida para o ensino superior em instituições do estado e de fora dele. A solenidade de certificação aconteceu na noite de sexta-feira (8/02), no Ginásio Poliesportivo do campus.

Um total de 122 estudantes alcançaram o nível técnico integrado (ensino médio e técnico) e subsequente (cursado após o ensino médio) nas áreas oferecidas pelo Instituto para as turmas que ingressaram no ano de 2015 e 2017.2. O clima durante a solenidade foi de despedida e saudade.

“Hoje, fica pra trás o bate-papo nos corredores, discussões e brincadeiras em sala de aula. Tudo serão apenas lembranças que ao recordar nos farão sorrir. O Ifap certamente foi nosso abrigo, quando tudo estava desabando na vida pessoal aqui encontrávamos a paz e a alegria ao entrarmos na sala de aula. Em nome da turma, agradecemos a todos os professores que pegaram no nosso pé, que nos incentivaram e motivaram a sermos melhores a cada dia”, declarou a oradora da turma de Técnico em Meio Ambiente, Maria Eduarda da Silva Martins.

Em seu discurso, a presidente da solenidade de certificação, reitora do Ifap, Marialva Ramalho de Almeida, atribuiu a conquista dos formandos à união de forças do tripé estudante-família-instituição, e agradeceu e parabenizou a cada um deste público.

“A conquista de vocês é em parte o resultado do mérito de cada um e em parte o apoio e amparo dos pais, professores e técnicos administrativos do Ifap, pois sem aluno não tem professor e sem professor não tem aluno, não tem escola, não tem ensino. Sem esses atores, nada disso seria possível, neste momento. E também aos funcionários terceirizados que vivem nos corredores cuidando da segurança, da limpeza, pessoas que têm uma função super importante, nem maior nem menor que ninguém”, declarou a gestora.

Marialva também ressaltou como fator essencial para a formação o apoio dado pela instituição por meio da assistência estudantil, de uma equipe multi profissional especializada, com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas, entre outros.

A diretora-Geral do campus de Laranjal do Jari, Marianise Nazário Paranhos, ressaltou a importância do Ifap para a comunidade do Vale do Jari quanto à sua contribuição para o desenvolvimento local e regional. “A nossa instituição constitui-se na principal referência de ensino técnico e profissional, totalmente pública, gratuita e de qualidade do sul do estado do Amapá”, disse.

Receberam o diploma de conclusão do ensino médio como técnico os concluintes dos cursos integrados em Administração, Florestas, Informática e Meio Ambiente, de técnico subsequente ao ensino médio, concluintes do curso de Informática.

Fizeram parte da mesa de honra, além de Marialva Almeida e Marianise Paranhos, os chefes dos departamentos de Ensino, Lucilene Melo, e de Pesquisa, Extensão e Inovação, Michael Moraes, e os coordenadores de curso e patronos das turmas, Jorge Luis Mariano (Administração), Jamille de Almeida Cardoso (Florestas), Welber Andrade da Silva (Informática) e Marcos Alves Nicácio (Meio Ambiente).