Página inicial > Mais Notícias > Estudantes comemoram entrega de ônibus para apoio a ensino, pesquisa e extensão em Laranjal do Jari

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 17h06 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 09h17

A expectativa era grande na manhã de quinta-feira, 14 de março, para a comunidade  estudantil, docente e técnica do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari. O motivo era a entrega do primeiro ônibus institucional que atenderá às atividades de ensino, pesquisa e extensão, a exemplo dos demais campi que também passaram a dispor do veículo para realização de suas atividades.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, fez a entrega simbólica do ônibus, repassando as chaves para as mãos da diretora-geral do campus, Marianise Paranhos. Para os estudantes, a data ficará registrada na história. “Antes, para fazermos visitas às comunidades, tínhamos que pedir a outras instituições e era uma burocracia imensa. Hoje não, já podemos dispor do nosso próprio ônibus e usufruir de pesquisas e atividades de extensão, assim como as visitas técnicas para fortalecer o nosso aprendizado, graças a Deus deu tudo certo e a entrega do ônibus foi feita!”, destacou o estudante do curso de bacharelado em Administração, Tiago Patrick Brito de Abreu, egresso da instituição em que se formou como técnico em Informática.

O ônibus institucional foi adquirido por emenda parlamentar do então deputado federal Cabuçu Borges, no ano de 2018, destinada ao Ifap. “Mais que um meio de transporte, este ônibus tem o objetivo de fortalecer as ações de educação gratuita e de qualidade que a nossa instituição oferece no município. Através dele, serão possíveis visitas técnicas, aulas de campo, eventos científicos, culturais e esportivos da instituição, além de integrar os campi do Ifap em todo o estado”, declarou a gestora.

Carolina Guedes, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, não vê a hora de conhecer as empresas que estão instaladas distante da sede de Laranjal do Jari e que se utilizam de recursos naturais em suas atividades. “Vamos poder fazer visitas técnicas a empresas, como a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, onde fica a Cachoeira de Santo Antônio, e a outras, obtendo a compreensão de matérias específicas do meu curso.”,  comemorou.

Para o estudante do curso técnico em Informática Maiki Willyson da Silva, o ônibus ajudará também no deslocamento até a capital Macapá, distante cerca de 290 km da sede do município, para eventos como os jogos estudantis. “Também vai ajudar durante os jogos do Ifap, quando os alunos precisam se deslocar até Macapá para pegar o avião e ir a outros estados”, ressaltou.