Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari realiza Plano de Ação do Programa Permanência e Êxito

Campus Laranjal do Jari realiza Plano de Ação do Programa Permanência e Êxito

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h51

A comissão local do Programa Permanência e Êxito do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, nos dias 2 e 3/04, a coordenadora-geral do Programa Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do Ifap, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Veramoni Coutinho, para traçar o Plano de Ação do Programa Permanência e Êxito dos estudantes da unidade.

O Programa de Permanência e Êxito de Estudantes do Ifap foi aprovado pela Resolução Nº 036/2016/CONSUP/IFAP, em consonância com as orientações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com o objetivo de diagnosticar as causas de evasão e retenção escolar e promover ações administrativas e pedagógicas, de modo a ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do Ifap.

As comissões locais de Permanência e Êxito têm a missão de conduzir o desenvolvimento de ações que contribuam para a permanência qualitativa do estudante e para a sua saída exitosa, como também impulsionar ações que já existem, visando a sua ampliação. Segundo Veramoni Coutinho, cabe à comissão central promover a integração das práticas exitosas de cada campus e ajudar a fortalecer a cultura institucional.

“O Ifap tem ações maravilhosas que acabam se perdendo devido, entre outras coisas, à rotatividade de servidores. Ações importantes acabam tendo pouco impacto. Nosso empenho na Comissão vai no sentido de destacar estas experiências e, através de um processo coletivo, trabalhar para a sua uniformização entre as ações dos campi e, assim, contribuir para a definição e valorização da cultura institucional”, explicou a coordenadora-geral do programa.

Veramoni Coutinho ressalta que as ações se diferem de um campus para o outro e que um dos compromissos do programa de permanência e êxito é contribuir para que as melhores práticas sejam adotas por todos os campi até que se chegue ao consenso a frase: No Ifap é assim. “A Comissão quer destacar a beleza de cada campus em particular, respeitando suas peculiaridades e ajudando a disseminar o que existe de melhor em cada unidade”, frisou.

Os dias 2 e 3/05 serão dedicados às ações do diagnóstico qualitativo institucional aos servidores do Campus Laranjal do Jari (gestores, docentes, técnicos administrativos), como parte da elaboração e acompanhamento do programa de permanência e êxito.