Página inicial > Mais Notícias > Estudantes recebem uniforme padrão Ifap e material escolar como auxílio do programa de assistência estudantil

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h31 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 14h31

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, esta semana, a entrega dos kits de uniforme completo e material escolar pertencentes aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil, edital 2019, executado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Este ano, foram ofertadas 1.275 bolsas-auxílio para os campi Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, campus Avançado Oiapoque e para a modalidade a distância do Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari. No Campus Laranjal do Jari, segundo maior em número de estudantes, foram destinados 621 auxílios.

Cada estudante com matrícula ativa no Ifap pode pleitear até duas modalidades de auxílio de acordo com a demanda e auxílios disponíveis, desde que se inclua no perfil exigido, ou seja, possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo, o equivalente a R$ 1.497,00. Em Laranjal do Jari foram ofertados 545 auxílios para estudantes dos cursos técnicos, nas formas Integrada e Subsequente, e 76 para estudantes dos cursos Superiores.

Estão em processo final de seleção os que pleitearam o auxílio-alimentação, que são os estudantes dos cursos técnicos integrados/integrais. Este ano, o auxílio será executado na forma do fornecimento da refeição por empresa contratada e não mais no repasse do valor em espécie, contribuindo para manter o estudante no Campus, já que muitos saíam em busca da refeição fora do estabelecimento. “Se não tivesse o auxílio, acho que já teria desistido. Ajuda muito porque nem toda família tem condições de estar mantendo”, considera Emilly Valéria, estudante do 3º ano do curso técnico integrado/integral em Florestas, e concluiu: “Eu me sinto privilegiada de ser estudante do Ifap!”.

O programa

O Programa de Assistência Estudantil tem como objetivo democratizar as condições de acesso, permanência e saída com êxito dos estudantes, contribuindo para a produção de conhecimento e melhoria do desempenho no processo formativo, na perspectiva da equidade e justiça social.

São selecionados estudantes regularmente matriculados, com situação ativa, nas modalidades presencial nos campi Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, campus Avançado do Oiapoque e na modalidade a distância do Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari, nos Cursos Técnicos de nível médio, na forma Integrada/Integral, PROEJA e Subsequente, nos Cursos Superiores de acordo com a oferta de cada campus.

As ações de assistência estudantil do PAE, são desenvolvidas nas modalidades: auxílio-transporte; auxílio-alimentação; auxílio-moradia; auxílio material didático; auxílio uniforme; auxílio permanência PROEJA.