Página inicial > Mais Notícias > Acadêmicos conhecem processo de produção de caulim de multinacional

Acadêmicos conhecem processo de produção de caulim de multinacional

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 13h51 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 10h02

A empresa KaMin/Cadam (Caulim da Amazônia S/A), produtora de caulim para exportação, localizada na Vila Munguba, pertencente ao município paraense de Almeirim e que faz fronteira com o município amapaense de Laranjal do Jari, abriu suas portas para receber acadêmicos do curso de Bacharelado em Administração, do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A visita acompanhada aconteceu nos dias 3 e 4/6 e possibilitou a observação in loco dos conhecimentos aplicados ao curso.

Segundo a professora Sheila Maués, a visita técnica permitiu a observância da aplicabilidade dos conteúdos de Gestão da Produção, Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis e de Fundamentos de Economia. “O intuito é relacionar teoria e prática para que ocorra o fortalecimento e desenvolvimento da práxis, além de promover a inter-relação entre esses componentes curriculares”.

A KaMin/Cadam é especializada na produção de caulim fino e ultrafino, que é fornecido para os principais fabricantes mundiais de papel, papelão, borracha, plástico, tinta e tinta para impressão, materiais utilizados por indústrias de diversos ramos, entre os quais a automobilística. Os 34 acadêmicos do curso de Administração do Ifap puderam constatar os arranjos físicos; instalações produtivas e planejamento e controle em sistemas produtivos; a apresentação das demonstrações, relatórios financeiros e análise financeira; os custos de produção; capacidade produtiva; volume de produção; maximização dos lucros, entre outros.

Além da professora Sheila Maués, também esteve à frente da ação a professora Marlete da Costa. A equipe foi conduzida, nos dois dias de visita, pelo coordenador de produção Jair Carlos Figueira de Leão, o supervisor de operações, Abadia de Paula Fernandes, e pelo supervisor de operações, Ronaldo Guedes Oliveira.