Página inicial > Mais Notícias > Irreverência e muita animação marcam 9º Arraiá do Ifap em Laranjal do Jari

Irreverência e muita animação marcam 9º Arraiá do Ifap em Laranjal do Jari

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 15h31 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 09h59

O 9º Arraiá do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), este ano com o tema IForró, foi marcado por animação e irreverência e pela presença fiel da comunidade extraescolar. É tradição do Instituto oferecer a programação junina, formada por grupo de carimbó, casal junino e escolha da miss caipira, além da participação dos alunos, que se apresentaram em quadrilhas.

A noite de sexta-feira, 21/6, recriou um pedacinho das festas juninas tradicionais, com vendas de comidas típicas em barracas enfeitadas ao melhor estilo São João na roça e personagens que pareciam ter sido tirados das revistas em quadrinhos, como o casal de espantalhos, vivido pelos professores Michel Wanderson e Luany Souza. Também teve barraca de casamento na roça, correio do amor, cadeia e o cosplay do homem de ferro.

“Acredito que dos quatro anos em que estou presente no Instituto, este foi um dos mais animados e mais diferenciados também em questão de ambientalização, ornamentação, presença de quadrilha externa, de mais quadrilhas do Instituto, de público vindo de Macapá e de outros setores. Muito gratificante”, considerou Breno Ribeiro, estudante do 4º ano do curso Técnico em Meio Ambiente.

Para Caroline Silva Soares, acadêmica de Administração, “além das comidas típicas da quadra junina e das quadrilhas, a festa incentiva os alunos para o trabalho manual e artístico, o que torna possível a construção de uma identidade individual e coletiva, passando conhecimento e valores. História, artesãos, cultura, tudo em uma só festa costurada com cores e tramas, produzida pelos alunos e servidores do Ifap com dedicação e muito amor.”.

Reitora Marialva Almeida, ao lado da professora Lucilene Melo e do professor Luis Fernando, na barraca dos alunos do curso Técnico em Agroextrativismo, do Proeja

A programação contou com a apresentação da quadrilha campeã do estado Sorriso Cristalino, que deu um show à parte de sintonia entre os brincantes e sincronia de passos, e o número artístico do dançarino Jean, interpretando repertório da banda Calipso. Mas as apresentações mais esperadas ficaram mesmo por conta das quadrilhas Tradicional, Maluca e da quadrilha dos estudantes do curso Técnico em Florestas. Para a professora Luany Souza, que também atuou na organização, o evento foi um sucesso e contribuiu para a socialização e o estreitamento da relação professor-aluno para além da sala de aula.

“Foi um sucesso, saiu tudo como esperado. O mais importante e gratificante foi a participação dos alunos, todos envolvidos para que o evento acontecesse. Foram semanas de ensaios e preparação. As turmas dos últimos anos realizaram vendas e brincadeiras típicas e conseguiram arrecadar uma parte da verba para a tão sonhada formatura. Eventos como este fazem com que a relação professor-aluno se torne mais próxima, saindo da rotina que temos em sala de aula, e isso é muito bom socialmente. Todos se empenharam ao máximo, parabéns a todos pela realização deste lindo evento”, avaliou a professora.

Presente no evento, a reitora do Ifap, professora Marialva Almeida, evidenciou a união do caráter educacional com o cultural, na região, e agradeceu pelo envolvimento de servidores e estudantes na realização da festa junina. “Foi lindo, empolgante. Ver alunos, servidores e comunidade externa com um olhar de carinho e de gratidão ao nosso campus por vivenciar momento ímpar de nossa cultura regional, é gratificante e mostra o quanto o Ifap está cumprindo seu papel educacional e cultural na região do Vale do Jari. Agradeço a cada servidor e a cada aluno por todo o empenho na organização dessa linda festa junina.”.

Acesse o Álbum de Fotos do Arraiá do IFAP - Campus Laranjal do Jari