Página inicial > Mais Notícias > Centro de Línguas forma novas turmas em Inglês e Libras

Centro de Línguas forma novas turmas em Inglês e Libras

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 19h38 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 17h57

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) certificou os concluintes dos cursos de Língua Inglesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras), nível básico, ofertados pelo Centro de Línguas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), sob a coordenação local do Departamento de Pesquisa, Extensão e Inovação (Depex). Na cerimônia de encerramento dos cursos, foram certificados 79 concluintes, 42 em inglês e 37 em libras.

Pelo segundo ano consecutivo o campus oferta a formação idiomática gratuita, que permite a participação de servidores, alunos e membros da comunidade. A primeira foi em Língua Francesa, em 2018, ano de implantação do Centro de Línguas na unidade. A certificação aconteceu no primeiro semestre nos níveis básico e avançado, por meio do programa de intercâmbio com a Embaixada Francesa, Leitores Franceses. “O nosso desejo é que essas sejam apenas as primeiras [turmas], que possamos ofertar sempre esses cursos”, desejou o chefe do Depex, Michael Moraes.

O exercício da prática de línguas mantém o aprendizado e contribui para a inclusão. Em Laranjal do Jari a prática de Libras torna-se mais possível ainda pela presença de 200 surdos no município, segundo informou a professora de Libras, Vera Lúcia Nobre. Entre os concluintes do curso de Libras três são servidores do Instituto, Sérgio Brazão, Luany Jaine Souza e Telma Lobato.  Já no curso de Língua Inglesa, estão entre os que se formaram os servidores Marcos Nicácio, Jakson Barbosa, Clícia Carvalho e Wanderson Michel Pantoja.

Para a chefe do Departamento de Ensino, Lucilene Melo, o Centro de Línguas do Ifap é mais um espaço que contribui para esse processo de inclusão. “A gente vivencia esse contexto, temos várias atividades dentro do Instituto e em cada uma vemos o esforço da comunidade em participar, por isso, todos estão de parabéns, pois conseguiram concluir com êxito. E que vocês possam concluir outros níveis”, disse.

A cerimônia de certificação foi presidida pela diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Marianise Paranhos, que destacou o pilar extensionista do Instituto Federal. “Aprender línguas é um diferencial, e o Ifap procura agregar a comunidade por meio da extensão. Ano passado iniciou com o curso de Francês e agora mais dois cursos. Sempre trabalhamos com editais que recebem ampla publicidade em nossos sites e por meio deles estamos sempre procurando atender também a comunidade local”, ressaltou.

Participaram da mesa de honra que certificou os concluintes dos cursos de Inglês e Libras, Marianise Paranhos, Michael Moraes, Lucilene Melo, a coordenadora local do Centro de Línguas Telma Adriana Lobato, os professores do curso de língua inglesa Ednaldo Chagas e Luciana Ferreira, além de Vera Lúcia Nobre.