Página inicial > Mais Notícias > III Encontro de Inovação estimula ideias e criatividade empreendedora solidária

III Encontro de Inovação estimula ideias e criatividade empreendedora solidária

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 18h37 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h10

Exposições, debates, pesquisa de opinião, casos de ações solidárias e criativas prenderam a atenção de estudantes, servidores e dos visitantes do III Encontro de Inovação do Ifap, transcorrido nos dias 9 e 10/9, no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Os diversos eventos da programação registraram 1.500 visitantes (900 no 1º dia e 600 no 2º dia). O Encontro de Inovação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), em colaboração com as unidades descentralizadas do Ifap, por meio dos setores de Pesquisa, Extensão e Inovação. Nos anos anteriores, o evento foi realizado no campus Santana (2017) e campus Avançado Oiapoque (2018).

O tema Economia Solidária e Criativa estimula atividades econômicas organizadas sob a forma de autogestão, que contribuem para o desenvolvimento sustentável de economias universais. A passagem do Dia do Administrador, em 9 de setembro, proporcionou aos estudantes de Administração dos cursos técnico e superior do campus Laranjal do Jari a oportunidade de abordar a formação e suas diversas aplicações, como qualidade e eficiência dos empreendimentos.

Nos dois dias de programação, os participantes puderam conhecer um pouco mais da expedição que descobriu, no final do mês de agosto, um santuário de cerca de 15 árvores gigantes (de mais de 80 metros de altura) na foz do rio Jari, e que teve a participação do professor pesquisador do Ifap Diego Armando da Silva e do acadêmico de Licenciatura em Biologia Márcio André. Mas o Encontro de Inovação também proporcionou palestras sobre "Plataforma Brasil"; "Pensamento Filosófico para a Economia Solidária"; "Gestão nas Cadeias Produtivas de Laranjal do Jari"; "Tecnologias Futuras"; "Business Model CANVAS (Estratégia para Modelagem de Negócio)"; "WhatsApp Business"; "Valorização e desvalorização do dinheiro - a melhor forma de pagamento em compra".

As salas temáticas ofereceram temas ligados à Administração, apresentados por estudantes do curso de nível médio/técnico e de graduação. As abordagens, tais como Inovação na Administração, Administração na prática, Ramos da Administração, Pesquisa de preço e gerência criativa e solidária em Laranjal do Jari, Evolução Tecnológica, Marketing Pessoal e Economia Criativa, Jogos de Administração Criativa e Social, mostraram o conhecimento e a criatividade dos acadêmicos.

Para a estudante Aline Valesca, do 9º ano da Escola Estadual Nazaré Rodrigues, a participação no III Encontro de Inovação do Ifap foi proveitosa. “Fomos bem recebidos e até me fez sentir interesse em entrar para o curso de Administração, ano que vem. Gostei da exposição sobre evolução tecnológica, dos jogos interativos, foi bem legal”, relatou. O colega de escola, Ricardo Batista, também aprovou o evento: “Visitei as exposições [de trabalho científico]. Eles nos trataram bem, colaboraram com a gente, nos ensinaram. Achei muito incrível essa parte de ajeitarem tudo só pra explicar pra gente”, comentou Ricardo, afirmando que pretende cursar o ensino médio/técnico do Instituto.

A mesa-redonda Coworking e Inovação Tecnológica no Vale do Jari, ministrada por Marcelo Padilha (Ifap) e Jorge Rafael (Fundação Jari) apresentou a temática de tecnologia social com foco em uma relação sustentável com as pessoas e com os recursos naturais, também iniciativas realizadas no Vale do Jari voltadas a sistemas agroflorestais, como consórcios de mandioca, milho e banana, e sistemas agroecológicos de produção de alimentos, com ênfase na horticultura e fruticultura integradas com a criação de animais de pequeno porte.

Tanto dentro de uma empresa como no cotidiano, nós podemos aplicar o conhecimento administrativo, porque diz respeito a toda a ação com metas a serem alcançadas. Na economia solidária, elas ganham ainda mais importância por envolver iniciativas de pessoas que não são mais passivas diante do sistema capitalista, mas que têm um conhecimento mais aprofundado e, portanto, um novo comportamento em relação a esse sistema”, considerou Jordan Rodrigues Furtado, do primeiro ano do curso superior em Administração.

Álbum de Fotos do III Encontro de Inovação