Página inicial > Mais Notícias > Parceria firmada entre Ifap e Rurap possibilita ingresso de estudantes para estágio em Laranjal do Jari

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 19h14 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 18h11

Estudantes concluintes do curso Técnico em Florestas do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram recepcionados, nesta segunda-feira, 15/9, no escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) para o ingresso em estágio supervisionado dentro do Termo de Convênio assinado no ano passado entre as instituições, com validade de cinco anos, e que engloba as unidades do Ifap de Porto Grande, Laranjal do Jari e Santana. Outros concluintes, desta vez do curso Técnico em Meio Ambiente, também se apresentarão para estágio no escritório do Rurap.

O diretor-presidente do Rurap, Hélio Dantas, defendeu a necessidade de intervenção de ciência e tecnologia que possa proporcionar maior renda para as pessoas do campo. “Sem formação não há desenvolvimento. Precisamos organizar essa cadeia e a partir dessa integração, entre Ifap e Rurap, temos possibilidade de desenhar uma política forte para o desenvolvimento de Laranjal do Jari, e a palavra forte é parceria”, disse.

O campus do Ifap é o único da região do Jari a oferecer formação em nível de graduação e pós-graduação 100% presencial, gratuita, além dos cursos técnicos profissionalizantes presenciais nas modalidades integrada, integral e subsequente. A chefe do Departamento de Ensino, Lucilene Melo, ressaltou que faz parte da missão dos institutos federais levar a formação até o interior do estado. “Antigamente, os jovens tinham que sair do município para buscar uma formação e muitos não têm essa capacidade para sair, aí o Instituto Federal veio para cá. Hoje ocupamos um importante papel na formação integral e social do município, pois também é preciso desenvolver a formação crítica, e o estudo vem para satisfazer isso”, declarou.

A estagiária Amanda Caroline pertence ao 3º ano do curso de Florestas. Para ela, a expectativa é de não só aplicar o conhecimento apreendido em sala de aula, mas, principalmente, aprender também. “Conviver com os profissionais da área e com as pessoas atendidas pelos serviços que o órgão presta, conhecer mais sobre a nossa região, as coisas que eles precisam e o que a gente pode proporcionar de ensino do que a gente exercita em sala de aula”, pontuou.

Foram apresentados aos estagiários os responsáveis diretos pelo setor e toda a equipe administrativa, incluindo o chefe do escritório local do Rurap, no município de Laranjal do Jari, Dalberto Moraes. “É uma equipe excelente, que busca um convívio como família. Vão encontrar aqui essas pessoas, esses profissionais de diferentes formações que aplicam o seu conhecimento em tudo o que é demandado pelas famílias. Podem ter certeza de que serão muito bem acompanhados”, assegurou Hélio Dantas.

O estágio curricular supervisionado faz parte da prática profissional obrigatória e necessária na formação técnica do educando, e visa à preparação para o trabalho produtivo dos estudantes do ensino regular, dentre os quais o da educação profissional. A carga horária de 200 horas será distribuída dentro do Plano de Trabalho adequado a cada formação.

As atividades principais das abordagens sociais e técnicas do Rurap ao pequeno agricultor são para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como a emissão e renovação da Carteira do Agricultor, declarações para acesso a benefícios sociais, solicitação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), orientações para acesso ao Crédito Rural e desenvolvimento de técnicas para agricultura. Em Laranjal do Jari, o escritório atende cerca de 600 famílias de agricultores.