Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari leva Feira de Profissões à comunidade

Campus Laranjal do Jari leva Feira de Profissões à comunidade

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h11 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 09h46

Os cursos de nível médio integrados ao ensino técnico profissionalizante do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram apresentados, no último dia 11/10, na I Feira de Profissões, idealizada como estratégia de divulgação do Processo Seletivo Integrado 2020, cujas inscrições encerram no próximo domingo, 20/10 (saiba mais em processoseletivo.ifap.edu.br).

A praça João da Silva Nery, no centro de Laranjal do Jari, foi escolhida para receber a comunidade de técnicos, docente e estudantes dos 5 cursos de nível médio/técnico, que estão com vagas abertas no Edital Proen nº 21/2019, que rege o PS Integrado para ingresso no primeiro semestre de 2020. Administração, Informática, Meio Ambiente, Florestas e o curso de Logística, inédito na formação integrada, foram apresentados à comunidade local, e um posto de inscrição ficou à disposição durante o evento.

Além de falar sobre as diversas aplicações de cada formação técnica, a Feira de Profissões também mostrou os programas esportivos implementados pelo Campus. Medalhistas como Whendell Evangelista dos Santos, ganhador do prêmio Designer Diferenciado na Olimpíada Estadual de Robótica deste ano pelo Ifap, esteve presente no estande do curso de Informática, com o seu protótipo de robô. Atletas de xadrez, tênis de mesa e cubo mágico também mostraram o seu potencial atraindo o público de todas as idades.

O ambiente da Feira de Profissões proporcionou oportunidade para alunos de Informática apresentarem novas tecnologias, como os Jogos Virtuais e o Just Dance, que têm público garantido. “O evento cumpriu com o objetivo de empoderamento dos alunos frente ao município de Laranjal do Jari ao assumirem a missão de apresentar os seus cursos. Também levou conhecimento aos moradores sobre a formação do Instituto e sobre o que ele oferece à região.”, avaliou o professor Francisco Segundo, coordenador da ação, executada com o apoio de uma comissão de técnicos administrativos e docentes.

A execução da I Feira de Profissões dos cursos técnicos integrados/integrais do Campus Laranjal do Jari contou com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari e das empresas Kadoshi e Provedor de Internet Fly Web, além do apoio cultural da Rádio Laranjal FM e voluntários.

Os cursos

Técnico em Logística: capacita para otimizar processos, encurtar distâncias e diminuir custos, além de gerenciar cadeias de suprimentos e supervisionar processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos.

Técnico em Informática: habilita a desenvolver programas de computador e utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas operacionais e de banco de dados.

Técnico em Meio Ambiente: forma profissionais aptos a elaborar relatórios e estudos ambientais, executar sistemas de gestão ambiental, plano de ação e manejo de recursos naturais e também elaborar relatório das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais dos empreendimentos públicos e privados.

Técnico em Floretas: habilita a coordenar e executar atividades técnico-científicas de preservação, implantação, conservação e utilização dos recursos naturais com manejo sustentável de florestas e produtos de origem florestal e supervisionar a execução de atividades florestais.

Técnico em Administração: capacita para executar as funções de apoio administrativo, protocolo e arquivo, a confecção e expedição de documentos administrativos e o controle de estoques em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material.

Álbum da I Feira de Profissões