Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari marca presença no JIF 2019

Campus Laranjal do Jari marca presença no JIF 2019

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h48 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 17h24

Reitora do Ifap, Marialva Almeida, com a delegação do Campus Laranjal do Jari

Entre medalhas de ouro, prata e bronze nas modalidades individuais conquistadas por atletas do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2019), competidores do Campus Laranjal do Jari deram visibilidade às modalidades coletivas do Ifap, levando, pela primeira vez, o futsal masculino às quartas de final dos jogos nacionais. A 10ª edição dos JIFs foi disputada por atletas de 30 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no período de 6 a 12 de outubro, na cidade de Guarapari (ES).

O voleibol feminino e o futsal masculino do Campus Laranjal do Jari foram campeões e bicampeões, respectivamente, nos Jogos Internos (Jifap), realizados no mês de junho. A delegação viajou para a etapa nacional acompanhada dos professores de Educação Física Jéssica Nóbrega (técnica de voleibol) e José Rodrigo Deniur (técnico de futsal). “Os nossos jogadores foram muito guerreiros, mesmo com atletas se machucando e poucos jogadores reservas, uma conquista foi certa, o esporte como ferramenta de educação transforma vidas, renova o compromisso com a educação. Nossa caminhada com esses meninos e meninas ainda será longa, mas as experiências e trocas que foram possíveis durante o JIFs também contribuíram no processo de formação dos nossos alunos.”, considerou Jéssica Nóbrega.

O JIF 2019 comemorou os 10 anos de criação dos Institutos Federais e o aniversário de 110 anos das instituições que hoje compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A competição sediou a disputa de 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. No evento, definiu-se o IFSP como sede do JIF 2020.

Um grande sonho

O atleta de futsal José dos Santos tem 18 anos e está concluindo o curso Técnico em Administração. Ele contou que vinha planejando disputar os jogos nacionais para superar o baixo rendimento obtido em 2018, durante participação da equipe nos jogos regionais, em Manaus. “Tudo o que conseguimos foi graças ao Ifap. Este ano, já foi melhor, pois deu pra manter o time e uma boa quantidade de jogadores, e isso foi primordial. A equipe passou por mudanças e, para nós, desde os Jogos Internos deste ano, o foco era chegar à etapa nacional. Foi um grande sonho realizado, não tem preço. Eu jogo futsal desde os sete anos de idade, desde pequeno sou apaixonado por futsal e o Ifap me deixou realizar um grande sonho que é o de participar de competições."

A viagem para outro estado, as amizades construídas e a competição reafirmam em José o sentimento de gratidão pelas oportunidades e fazem o jovem atleta incentivar a valorização do que o Instituto oferece. “Para nós, estar sempre conhecendo pessoas é muito importante, a gente aprende novas culturas, conhece diferentes regionalismos, foi apenas uma semana, mas parece que foi uma vida toda. Conheci pessoas de outros estados, como do Mato Grosso, da Paraíba, então fica aquele sentimento realizado, mas também a tristeza por ter terminado. É muito importante o que foi proporcionado pra gente, por isso que eu sempre digo que temos que zelar pelo que temos hoje porque não existe nenhum outro lugar no Brasil que faça o que os institutos federais fazem pelo aluno, é um universo maravilhoso”.

Como concluinte, o estudante pretende seguir a carreira acadêmica ingressando no curso de graduação em Administração do Campus. "Ser um bom atleta não é só jogar, mas também se dedicar ao estudo. O Instituto favorece isso, ele deixa você participar do esporte, mas você também tem que ter boas notas para poder viajar e não ser solicitado. Foram três anos de muita experiência. Logo quando entrei não tinha ideia de como ia ser, mas do segundo ano pra frente eu fui vendo que Administração não é só documento ou ficar atrás de uma mesa, é muito mais que isso, exige conhecimento, disciplina, dedicação, tanto é que eu vou fazer o superior aqui pra me capacitar mais, é uma área que me identifiquei muito.”

Desempenho dos atletas do Campus Laranjal do Jari nos JIFs 2019 (com contribuições de Jéssica Nóbrega)

O Voleibol de quadra feminino do Ifap disputou a chave mais forte da competição, enfrentou o IFES no primeiro jogo e o Colégio Pedro II (CPII) no segundo jogo. Foram eliminadas na classificação por chave, perdendo para a equipe favorita, pela segunda vez consecutiva campeã na modalidade – o CPII 1° lugar. “Apesar da rápida permanência em quadra, a equipe de voleibol representada pelas alunas do Campus Laranjal do Jari obtiveram uma boa atuação, belíssimos lances, demonstrando muita garra. Saíram de cabeça erguida, orgulhosas, mas sabendo reconhecer a superioridade das equipes adversárias.”, destacou a treinadora.

Placar do Futsal masculino que garantiu a classificação para as quartas de final:

IFES 2 X IFAP 3
IFMS 1 X IFAP 4

Nas quartas de final, o IFRR abriu o placar e o time do Ifap conseguiu o empate. No segundo tempo, a disputa continuou muito acirrada, com vários lances a gol, mas o goleiro do IFRR defendeu todos, até que, de cabeça, Gabriel Kenedy fez o gol da virada para a equipe amapaense, mas a arbitragem não validou o gol e marcou falta. O IFRR cresceu na partida e fez o gol de desempate que deu a vitória para a equipe.

IFAP 1 X IFRR 2