Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do ensino fundamental conhecem Campus durante prática pedagógica

Estudantes do ensino fundamental conhecem Campus durante prática pedagógica

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 14h36 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2019, 15h37

A prática pedagógica é uma das etapas de formação das licenciaturas, é o momento em que os acadêmicos se veem frente a frente com alunos da educação básica, dentro do ambiente de sala de aula, na condição de professores. Foi assim com os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), durante a aula ministrada para turmas de 8º e 9º ano da Escola Estadual Emílio Médici, localizada no bairro das Malvinas.

William Rodrigues, estudante do 8º ano, revelou nunca ter estado em um laboratório de biologia. Entusiasmado, ele já tinha em mente o que fazer ao retornar para casa: “vou dizer pra eles que conheci várias partes do corpo humano”. A visita das turmas aconteceu no último dia 27/11, quando os estudantes foram trazidos da escola, no micro-ônibus do Instituto, tendo a professora Pâmela Rossi como coordenadora da ação. No Campus, eles participaram de uma verdeira excursão.

A prática pedagógica, cujo tema era “Onda, tipos e meios de propagação", teve visitas à biblioteca, aos laboratórios e à trilha ecológica do Campus. Os estudantes receberam informações e orientações sobre a importância da preservação da biodiversidade, como manter o meio ambiente limpo e sobre as inúmeras fontes de estudo e de conhecimentos tradicionais que a natureza oferece. Segundo Rômulo Modesto, professor da escola que acompanhou os estudantes, “é sempre importante para o aluno uma experiência como esta, para que ele venha a conhecer novos ambientes na região e também por ser o Ifap um caminho para eles prosseguirem nos estudos e alcançarem uma boa formação.”

“Interessante” foi a palavra escolhida pela aluna Maria Eduarda dos Santos para caracterizar a manhã diferenciada que ela e os colegas tiveram. “A gente achou muito interessante tudo isso, quando fomos ao laboratório de biologia e vimos várias coisas legais. Também gostei da palestra sobre as ondas. Todo mundo gostou muito do experimento do telefone de fio e agora aqui na trilha”, relatou.

“Nós nos preocupamos em organizar o espaço de forma que despertasse a curiosidade, porque são crianças e pretendemos despertar o interesse para que queiram ingressar no Instituto, que pertence à região, então selecionamos lupas com amostras de insetos e flores, também um microscópio com uma lâmina de platelminto, que é um tipo de verminose causadora da esquistossomose, mais conhecida como barriga d'água”, explicou a técnica em Laboratório de Biologia Ananda Araújo.

Mais fotos da visita