Página inicial > Mais Notícias > Campus encerra ano com medalhas de ouro, prata e bronze em olimpíadas do conhecimento

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 18h22 | Última atualização em Terça, 24 de Dezembro de 2019, 10h35

Lucilene Melo, diretora-geral do Campus, que também foi certificado pela participação, entregou as medalhas e os certificados de Menção Honrosa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica aos estudantes

Estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Administração do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram destaque em olimpíadas estaduais e brasileiras em 2019. Ao todo, foram 18 premiações, entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas nas olimpíadas de Química, Astronomia e Astronáutica, Robótica, Matemática das Escolas Públicas e etapa nacional da II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais.

Diego Armando, chefe do Departamento de Ensino, e o estudante medalha de prata na OBA, Oliver de Almeida

Os estudantes de Administração Oliver Christian Castro de Almeida (3º ano) e Guilherme Lacerda Alves (4º ano), alunos do professor de física Caio Alves, receberam medalha de prata e bronze, respectivamente, na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e estão pré-selecionados para a etapa internacional da competição. A prova para os alunos do ensino médio esteve composta de uma prova de dez questões, sete de astronomia e três de astronáutica, com alta incidência de raciocínio lógico. Guilherme Lacerda Alves também recebeu Menção Honrosa em sua participação como representante do Ifap na II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), que ocorreu no Instituto Federal Fluminense (RJ).

Michael Moraes, chefe do Departamento de Extensão, entrega medalha de bronze na OBA e certificado ao estudante  Guilherme Alves

Outro destaque do ano foi o estudante Arthur dos Santos Serra, 14 anos, que cursa o primeiro ano do nível médio técnico integrado em Informática no Campus e foi medalha de ouro na XVIII Olimpíada Amapaense de Química de 2019, na categoria 1º ano, e confirmou vaga nos exames da Olimpíada Norte/Nordeste de Química e Olimpíada Brasileira de Química em 2020. Receberam certificação de Menção Honrosa na mesma categoria Gabriel da Silva Nóbrega e Júlia Paula Tavares da Luz, e na categoria 3º ano, Elison Maiko Oliveira de Souza e Camila Lorrane dos Reis e Silva. Os estudantes são alunos das professoras Janaína Scheibler, Angelina Almeida e Pâmela Rossi.

Arthur Serra recebe de Lucilene Melo, diretora-geral, medalha de Honra ao Mérito como destaque do Campus na modalidade teórica da OBR

Para Arthur, foi uma surpresa a conquista da medalha de ouro. “Tinha algumas coisas novas, mas que consegui desenvolver na hora. Eu tô feliz porque eu quero juntar um bom currículo para poder enviar para uma faculdade no exterior”, declarou o estudante que sonha cursar graduação em Engenharia na Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. Ele também recebeu medalha de Honra ao Mérito pelo melhor desempenho entre os participantes do Campus na prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e certificado de Menção Honrosa, como o primeiro dos 26 classificados da categoria 3º ano do ensino médio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP). Outros que também receberam certificação na olimpíada foram Vitor Aragão de Morais e Yorranan Neves de Almeida Costa.

Design

Estudantes do Ifap de Laranjal do Jari obtiveram premiação de Melhor Design da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica

O Campus Laranjal do Jari foi premiado com a medalha de Melhor Design, como a equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, na modalidade prática da OBR. Receberam a premiação os estudantes do curso integrado de Informática, Carolina Sarges Brazão, Júlio César Gomes Santos Filho, Gabriel Nascimento Moura e Whendell Evangelista, que ocuparam a 5ª colocação geral. Já a equipe formada pelos estudantes Erick Gabriel Lima Quaresma, Yorranan Neves de Almeida Costa e Gabriel Enrique Almeida Gonçalves alcançaram a 4ª posição na classificação geral. À exceção de Gabriel Nascimento Moura, que é concluinte do ensino médio técnico, todos os outros pertencem ao 2º ano de Informática, e são alunos do professor Josimar Cruz. As olimpíadas de Robótica são disputadas por protótipos de robôs programados para serem autônomos.

Os estudantes vencedores relataram suas experiências na OBR para os participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019. Na foto, eles aparecem ao lado do professor de Informática, Clauber Costa

O projeto de Robótica Educacional está sendo desenvolvido há mais de dois anos pelo Campus e este ano 15 alunos do Instituto participaram da prova teórica e outros da prova prática. “Ele é um aluno de primeiro ano, que está há poucos meses aqui, e isso demonstra o empenho e potencial dessa turma que está chegando pra dar continuidade ao projeto que já enviou estudantes para as olimpíadas estadual e nacional de Robótica”, pontuou o coordenador de Pesquisa e Extensão, Welber Andrade.