Página inicial > Mais Notícias > Projeto natalino transpõe fronteiras e alegra o Natal de crianças em comunidades do Pará

Publicado: Terça, 24 de Dezembro de 2019, 13h01 | Última atualização em Terça, 24 de Dezembro de 2019, 13h05

Foi assim a 5ª edição do projeto de extensão Natal Solidário do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Um grupo de servidores partiu às 5h do dia 20 de dezembro com destino à comunidade do Recreio, localizada às margens do rio Paru, no município paraense de Almeirim, distante cerca de 115 km da sede de Laranjal do Jari. No retorno, apesar do cansaço da viagem, a satisfação de ter proporcionado um dia especial para aproximadamente 300 crianças das comunidades alcançadas pela ação de distribuição de presentes de natal.

“Em três anos na comunidade ainda não tinha visto uma ação como essa, para as crianças, foi muito bem-vindo o grupo aqui e está de parabéns por estarem fazendo essa ação de distribuição de presentes, a comunidade fica muito agradecida ao Ifap”, disse Neide dos Santos Nogueira, moradora da comunidade do Recreio e professora na escola estadual Nei Fragoso que atende a mais de 100 alunos. Os presentes distribuídos foram arrecadados nos Jogos Internos do Campus como parte do projeto que teve por proponente o professor Rodrigo Deniur, que presidiu a comissão.

A comunidade do Recreio é composta por 52 famílias que sobrevivem da venda local e da distribuição dos produtos da agricultura nas feiras de Laranjal do Jari e Distrito de Monte Dourado, que faz fronteira com o município amapaense pelo rio Jari. “É gratificante ver o sorriso das crianças ao ganhar um brinquedo, qualquer esforço torna-se pequeno”, disse o professor Welber Andrade, que acompanhou o grupo formado pelos professores Rodrigo Deniur, Anderson Vaz, Misael Fialho e pelos técnicos administrativos Welton Cordeiro e Léo Serrão. Além da comunidade do Recreio, a ação também se estendeu aos moradores ribeirinhos das margens do rio Paru.

De acordo com Misael Fialho, que tem acompanhado as ações de distribuição de presentes de natal desde a primeira edição, em cinco anos o projeto Natal Solidário já alcançou cerca de 3.000 crianças.