Página inicial > Mais Notícias > Calouros da graduação são acolhidos em programação de boas-vindas no Campus Laranjal do Jari

Publicado: Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 14h06 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 12h17

Uma programação especial foi montada no Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para receber os novos acadêmicos dos cursos de nível superior. A programação contou com aula inaugural, visita aos laboratórios e à trilha ecológica Wajãpi, onde ocorreu o tradicional trote, encerrando com palestra magna do curso de Engenharia Florestal do pesquisador da Embrapa-AP, Marcelino Carneiro Guedes, com o tema "Perfil da Engenharia Florestal no Sul do Amapá". Os estudantes do terceiro ano do curso Técnico em Florestas organizaram a acolhida dos acadêmicos juntamente com os coordenadores de curso dos colegiados e do diretor de Ensino, Diego Armando da Silva.

O Campus Laranjal do Jari oferece quatro cursos de graduação: Ciências Biológicas (Licenciatura), Administração (Bacharelado), Gestão Ambiental (Tecnológico) e, lançado neste ano, Engenharia Florestal (Bacharelado), um total de 120 vagas. Dezenove ingressantes por meio da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do próprio Campus, quantitativo que deve aumentar com o ingresso dos candidatos da lista de espera do Sisu, cuja confirmação presencial de interesse na lista de espera está marcada para os dias 13 e 14/2 e a matrícula para os dias 18 e 19/2.

O ex-estudante do curso técnico em Floretas Alander Vinícius não teve dúvidas na escolha do curso de Engenharia Florestal, com o qual afirmou já se identificar. “Nos meus três anos do ensino técnico eu me identifiquei muito com a área florestal e também porque eu gosto muito de cálculo, acho que vai me ajudar bastante no curso de Engenharia Florestal. No Ifap eu vou ter um curso de qualidade, com uma boa estrutura, que vai me possibilitar aprender e me profissionalizar nessa área”.

Vinícius como aluno do ensino técnico, no ano passado, e, agora, como calouro, ao lado de Camila Lorrane e do também egresso Rafael Monteiro

Camila Lorrane lembrou que antes de ingressar no ensino técnico integrado do Ifap, também no curso de Florestas, não tinha noção de qual profissão seguir: “Quando me perguntaram sobre o que eu queria ser, tive muitas dúvidas, mas graças ao curso técnico em Florestas que fiz no Ifap tive um rumo, escolhi permanecer na instituição fazendo Engenharia Florestal, pois, além de me identificar com a área, ter a oportunidade de cursar o que eu quero ‘dentro de casa’ é muito gratificante.”

Tanto o ingresso de novos estudantes nos cursos técnicos integrados e superiores, quanto o reingresso dos que concluíram o ensino médio técnico e escolheram permanecer na graduação da Instituição, é motivo de alegria para os servidores do Campus que estiveram presentes nas programações de boas-vindas e recepcionaram as turmas nas salas de aula, laboratórios e nos setores administrativos. “O Ifap de Laranjal do Jari dá as boas-vindas a todos os estudantes neste início das atividades acadêmicas de 2020. Parabenizamos os 200 novos alunos no ensino técnico integrado/integral e os 120 acadêmicos do ensino superior pela aprovação e escolha da nossa Instituição. Nosso Campus vem se consolidando como instituição de ensino referência na região do Vale do Jari, porque oferta um ensino público gratuito e de qualidade. Sucesso a todos, e muita disposição para os estudos!”, desejou a diretora-geral Lucilene Melo.

Veja as fotos da Acolhida