Página inicial > Mais Notícias > Ação de prevenção à gravidez do SAE encerra com Blitz Educativa de Carnaval

Ação de prevenção à gravidez do SAE encerra com Blitz Educativa de Carnaval

Publicado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 13h30 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 14h10

Alegria foi a palavra-chave da Blitz Educativa de Carnaval promovida pelo Setor de Assistência Estudantil (SAE) do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a comunidade estudantil, nesta quinta-feira, 20/2. A programação contou com palestras para as turmas de ensino médio técnico, encerrando com a blitz e a distribuição de 400 kits compostos de preservativos masculinos e orientações sobre o uso de álcool e drogas, importância de se usar preservativos nas relações sexuais, meios de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST), como o HIV (vírus causador da Aids), e também fazendo o convite para a realização de testes regulares e sempre quando houver situação de risco, como o não uso do preservativo.

Naely Pinheiro Mendes, de 15 anos, participou pelo segundo ano da ação de prevenção às ISTs e gravidez na adolescência promovida pelo SAE. Segundo ela, falar sobre o tema é importante porque ajuda os adolescentes a se protegerem. “Para a pessoa ter relação sexual, ela precisa saber quais são os riscos e se prevenir, então essas palestras, com certeza, são importantes porque existem alunos do ensino médio que têm vida sexual ativa, então isso ajuda os adolescentes a se protegerem e não arruinarem a sua vida. É importante usar tanto as pílulas, quanto outros métodos, como a camisa.”, recomendou a estudante do curso Técnico em Meio Ambiente.

Para Thaís Ramalho Santos, também de 15 anos, que pela primeira vez ouviu falar dos métodos contraceptivos e de prevenção às ISTs, tudo é novidade. “Na minha antiga escola não falavam muito, era mais sobre camisinha, o que eu estou tendo aqui, é a primeira vez. Em casa, meus irmãos me avisam muito sobre isso e eu falo também para as minhas amigas que vêm me perguntar, pois acredito que não tem como elas terem um filho na adolescência delas, porque prende muito, interrompe os planos de vida.”

Para a realização da Blitz Educativa, foram utilizados preservativos doados pela Unidade Básica de Saúde do bairro Castanheira, de Laranjal do Jari, e ministradas palestras pela enfermeira e técnica em enfermagem do SAE, Ruane Almeida e Heliana Santos. "Nesse período de carnaval é muito comum o aumento dos índices de gravidez e ISTs entre jovens e adolescentes, que é um público mais frágil, por isso todos os anos o Campus prepara uma ação de orientação e distribuição de métodos preventivos e contraceptivos. Percebemos que os alunos têm bastante interesse, inclusive procurando o setor individualmente para tirar dúvidas e até mesmo adquirir preservativos. Então vemos que esse trabalho tem os resultados positivos esperados", comemorou Heliana Santos.

A Blitz Educativa ofereceu exposição de material didático e exemplares de preservativos masculinos e femininos, material informativo e orientações sobre gravidez na adolescência e ISTs realizadas pela equipe do SAE, que também conta com a psicóloga Betina Batista e a assistente de aluno Erislane Padilha.