Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Bacharelado em Engenharia Florestal
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia Florestal

Escrito por Ailton Pantoja | Criado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h14 | Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h14 | Última atualização em Sexta, 08 de Janeiro de 2021, 16h00

Informações do Curso

Código IES e-MEC:  15522
Código curso e-MEC: 1515089

Base Legal
Ato de Criação e Funcionamento:  Baixar 
PPC - Projeto Pedagógico do Curso: Baixar

 

Perfil Profissional

               Com base no Art. 5º, da Resolução nº 3, de 02 de fevereiro de 2006, o egresso de Engenharia Florestal do deverá possuir: I. sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia; II. capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade; III. compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente; IV. capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

Campo de Atuação

             O curso de Engenharia Florestal do IFAP, propicia ao aluno, uma formação técnica-científica e humanística que possa atender as diretrizes e os diversos campos de atuação. São eles: SILVICULTURA E MANEJO FLORESTAL – através do qual, procurará conhecer implantar, manejar, gerenciar e recuperar florestas, visando a utilização racional da flora, fauna e seus recursos paisagísticos e hídricos. TECNOLOGIA E INDUSTRIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS FLORESTAIS - onde irá conhecer, desenvolver, gerenciar e implantar tecnologia, visando a industrialização e utilização da madeira, bem como dos demais produtos oriundos de florestas naturais e/ou plantadas. SÓCIO-ECONÔMICO – onde conhecerá a sócio-econômia do país, em seus aspectos fundamentais que permitam um desempenho profissional principalmente voltado para realidade regional. ENGENHARIA – visando projetar, executar e fiscalizar obras e instalações utilizadas nas diversas atividades rurais, bem como desenvolver máquinas e implementos florestais. FITOSSANIDADE – objetivando identificar, diagnosticar e controlar pragas e doenças das espécies e demais produtos florestais. SOLOS – irá utilizar, preservar e recuperar o solo para fins agrossilviculturais e de conservação. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – que irá proporcionar sólida base técnico–científica no âmbito da Botânica, da Zoologia e da Microbiologia, visando sua aplicação nos campos da Engenharia Florestal. CIÊNCIAS DO AMBIENTE – desenvolver a capacidade de análise dos elementos que compõem a questão ambiental, a fim de promover ações relacionadas à gestão de processos ambientais. GEOPROCESSAMENTO – irá promover a capacidade de planejamento através das técnicas de sensoriamento remoto, fotointerpretação, sistema de informação geográfica e sistema de posicionamento global para que haja um melhor uso da terra. EXTENSÃO – irá desenvolver a capacidade de organizar, treinar e transferir novos conhecimentos e tecnologias, respeitando as características culturais e produtivas da região. CIÊNCIAS EXATAS – irá proporcionar sólida base técnico-científica no âmbito da Matemática, Física, e Computação Eletrônica, visando sua aplicação nos campos de atuação do Engenheiro Florestal.

Infraestrutura
                O campus conta com uma excelente estrutura, com: salas climatizadas, biblioteca incluindo acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso.

Forma de Ingresso

               O acesso ao Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Florestal poderá ser feito das seguintes formas: Sistema de Seleção Unificada/SISU, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do ano correspondente ao ano da edição do SiSU; aberto a participação de candidatos que concluíram o Ensino Médio ou os estudos equivalentes; Processo seletivo próprio de caráter classificatório e/ou eliminatório de acordo com edital vigente para ingresso no primeiro período; Processo seletivo (Vestibulinho) para portadores de diploma de graduação ou acadêmicos que estejam matriculados em cursos superiores de outras IES, desde que seja de áreas afins; Transferência conforme regulamentação vigente aprovada pelo Conselho Superior do IFAP.

 

Coordenador do Curso
Juliana Eveline dos Santos Farias
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 
Endereço do campus
Rua Nilo Peçanha, n°1263 – Bairro Cajari
Laranjal do Jari/AP - CEP 68920-000
Telefone:  +55 (96) 991812165
registrado em:
Fim do conteúdo da página