Página inicial > Mais Notícias > Campus elabora tutoriais de utilização da plataforma EaD do Ifap

Campus elabora tutoriais de utilização da plataforma EaD do Ifap

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 20h40 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 12h36

O Comitê Gestor para atividades EaD do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), seguindo direcionamento da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a partir de recomendações do Comitê de Crise, Medidas e Orientações sobre o avanço do Covid 19 – Ifap, está disponibilizando capacitação de professores e estudantes na Plataforma Moodle e no Suap - Sistema Unificado de Administração Pública, para a realização do processo de ensino-aprendizagem durante o período de suspensão das atividades de ensino presenciais. Os tutoriais podem ser acessados por meio do site institucional.

O professor Rômulo Thiago também orienta quanto à produção de videoaulas pelos docentes dos cursos de graduação

Conforme estabelece a Instrução Normativa nº 03/2020 - PROEN/IFAP, de 23 de março, apenas os cursos superiores presenciais têm previsão na norma nacional vigente para a realização de até 40% da atividades por meio de EaD, mantendo-se suspensas as atividades para o ensino técnico, conforme Nota da Reitoria do Ifap, publicada no dia 15 de março de 2020. De acordo com o plano de ação do Comitê Gestor para Atividades EaD, constituído pelo Departamento de Ensino do Campus, professores do colegiado de Informática estão trabalhando na capacitação dos estudantes e professores, com o apoio de técnicos da Coordenação Pedagógica.

“Eu acho que vai ser bem importante, até para estreitar os laços, apesar da distância que o coronavírus nos forçou a ter. Vai fazer com que todos tenham acesso aos conteúdos tirem dúvidas, até porque os professores estarão, no horário de suas aulas, acessando a plataforma para tentar sanar o maior número de dúvidas possível. A ideia é fazer com que todos consigam acompanhar o ano letivo e realizar todas as atividades referentes ao conteúdo ministrado para que a gente não tenha uma perda muito grande em relação ao conteúdo.”, considerou o professor Clauber Costa de Assis, responsável pelo desenvolvimento dos vídeos para a capacitação de docentes na plataforma on-line.

Clauber Costa grava tutoriais e dá suporte  em casos de dúvidas na utilização da plataforma Moodle e sistema Suap

Tutoriais em vídeo para auxiliar os estudantes na interação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma de Educação a Distância estão sendo gravados pelo professor Rômulo Thiago Furtado, também do colegiado de Informática. O público-alvo dos tutoriais são estudantes dos cursos de nível superior em Administração, Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Engenharia Florestal. Os que não possuem condições de acesso à plataforma receberão estratégia especial no retorno às aulas.

“Estamos satisfeitos com o trabalho realizado pelo comitê gestor, demonstrando que, diante do cenário de crise, nosso Campus está comprometido com nossos alunos do Vale do Jari”, declarou o chefe do Departamento de Ensino, professor Diego Armando da Silva, que ressaltou a importância dos tutoriais para que os alunos aprendam a lidar com as plataformas, especialmente nesse momento de distanciamento social. "Todos estamos nos esforçando ao máximo para não deixar a educação parar”, concluiu.

Para apoiar os campi nesta ação, a Proen, por meio da Coordenação de EaD, colocou-se disponível para pedidos de orientações sobre as atividades no AVA (para os campi que já o utilizam) e para o uso das atividades a distância via Suap.