Página inicial > Mais Notícias > Campus realiza primeira outorga de grau de gabinete na forma on-line

Campus realiza primeira outorga de grau de gabinete na forma on-line

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 21h15 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 11h45

Com as aulas presenciais suspensas, em consonância com a determinação dos órgãos de vigilância em saúde nacionais e internacionais, por conta da pandemia da Covid-19, e com a complementação de aulas na modalidade a distância, permitida por lei, no percentual de 40% para cursos superiores, o Campus Laranjal do Instituto Federal do Amapá (Ifap) formou em nível superior três concluintes de Tecnologia em Gestão Ambiental. A cerimônia de outorga de grau de gabinete, na forma on-line, aconteceu no dia 3/7, e foi presidida pela reitora do Ifap, Marialva Almeida.

Cleiciane Nascimento Marques, Keila Maria Gomes Machado e Larisse Lima de Sousa foram as primeiras acadêmicas do Campus Laranjal do Jari a graduar em solenidade on-line, a segunda realizada pelo Instituto dentro do período da pandemia. “Temos, agora, uma profissão linda e devemos nos orgulhar por ser uma das profissões mais importantes da sociedade. Decerto que não poderemos salvar o planeta sozinhas, mas uma única decisão de cada uma de nós influenciará muitas gerações.”, declarou a recém-graduada Keila Machado.

Desde meados do mês de março sem aulas presenciais, quando saíram as primeiras determinações de distanciamento social do Ministério da Saúde para coibir o alastramento do surto epidemiológico do novo coronavírus, o reencontro, ainda que por videoconferência entre graduandas, professores e técnicos administrativos, marcou a solenidade de muita emoção. “A escolha de um curso como este mostra que vocês têm o compromisso enorme não só com esse município, mas em especial com o desenvolvimento sustentável, de mostrar para este município, para o estado do Amapá e para o Brasil que podemos ser, sim, uma economia potente, mas que olhe para o ser humano e veja a sua relação com o meio ambiente como a sua força motriz.”, enfatizou Marialva Almeida.

A cerimônia de outorga de grau em gabinete também foi acompanhada pela diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, que reforçou o caráter público e de qualidade da formação da instituição, a primeira a oferecer formação regular superior 100% presencial no município. “O Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, está a serviço da educação pública, gratuita e de qualidade. E hoje, todos nós estamos orgulhosos de vocês, de fazer parte dessa história, por ter certeza de que vocês sairão daqui com outros projetos, a partir dessa formatura. Cabe agora a vocês o compromisso de zelar por essa formação adquirida.”, declarou Lucilene Melo.

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Laranjal do Jari