Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Nova expedição do projeto Árvores Gigantes em setembro
Início do conteúdo da página

Nova expedição do projeto Árvores Gigantes em setembro

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 10h49 | Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 22h42

Imagem da castanheira (Berthollhetia excelsa) . Foto: Acervo Ifap

Uma nova expedição do projeto Árvores Gigantes da Amazônia já tem data definida. É no período de 11 a 25 de setembro deste ano que a equipe de pesquisadores buscará encontrar a maior árvore da Amazônia. A expedição partirá do município de Laranjal do Jari, a 275 km da capital Macapá, sul do estado do Amapá.

O grupo percorrerá 250 km pelo Rio Jari com destino à Floresta Estadual do Paru (Flota) e, posteriormente, mais 12 km pela mata até a árvore destino dos expedicionários, onde serão desenvolvidas as atividades de pesquisa. A equipe contará com o apoio de moradores da comunidade São Francisco do Iratapuru.

Imagem da equipe expedicionária da última excursão cientifica do projeto Árvores Gigantes. Foto: Acervo Ifap

O projeto Árvores Gigantes da Amazônia é coordenado pelo Ifap, Campus Laranjal do Jari, e já realizou quatro expedições que resultaram na descoberta de um novo santuário de árvores de grande porte, que está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru, onde se encontra a comunidade de São Francisco do Iratapuru, que tem como atividade econômica a exploração sustentável da castanha-do-pará.

Imagem do angelim vermelho com 88 metros de altura, na Floresta Estadual Paru (PA). Foto: Acervo Ifap

Além do santuário, as expedições também possibilitaram encontrar a maior castanheira (Berthollhetia excelsa) já registrada na Amazônia, com 66,66 metros de altura, também localizada na RDS do Rio Iratapuru. Na ocasião, também foi encontrado um angelim vermelho de 79,19 metros de altura e 6,8 de diâmetro.

A nova expedição é a quinta excursão cientifica do projeto Árvores Gigantes da Amazônia e conta com participação das seguintes instituições: Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade de Swansea (Reino Unido), Comunidade São Francisco do Iratapuru, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Promotoria de Meio Ambiente de Macapá e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor).

A expedição conta com financiamento da Fundação Jari, Universidade de Swansea, Norte Solar e Imazon.

Confira aqui o álbum da última expedição!

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap) 
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

Instagram: @ifapoficial

registrado em:
Fim do conteúdo da página