Página inicial > Mais Notícias > Campus aprova projeto no Programa Academia e Futebol

Campus aprova projeto no Programa Academia e Futebol

Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 17h26 | Última atualização em Quinta, 19 de Novembro de 2020, 21h36

Equipe de Futsal do Campus Laranjal do Jari

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá ( Ifap) tem projeto aprovado no “Programa Academia e Futebol”. O programa trata-se de uma ação que objetiva proporcionar a prática do futebol, futsal e beach soccer a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência . Além do Campus de Laranjal, Santana, Porto Grande, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari também foram contemplados no programa, alcançando um público total de 400 crianças e adolescentes no estado.

O Programa Academia e Futebol funciona a partir da instalação de centros de desenvolvimento do futebol e é desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), que é vinculada ao Ministério da Cidadania. O professor do Campus e coordenador do projeto em Laranjal Jari, Elton Santos, ressalta a importância da conquista para o município e explica que a ação visa atender 150 jovens da comunidade, sendo 90 do sexo feminino e 60 do sexo masculino, na faixa etária de 13 a 18 anos. “Estamos felizes com essa aprovação. Que esse projeto seja bem aceito, pois temos muitos atletas nas áreas do futebol e futsal que poderão disputar competições de alto nível, e o programa busca apoiar esse público”, explica.

Professor do Campus Laranjal do Jari e coordenador do projeto, Elton Santos

Elton destaca ainda que a iniciativa busca não só estimular o esporte, mas também promover um maior acesso do público feminino ao futebol, modalidade predominantemente praticada por homens. “A ação visa inserir as mulheres no futebol. Assim, fizemos uma divisão de vagas em que 60% destina-se a  jovens do sexo feminino e 40%  a jovens do sexo masculino”, enfatiza.

Quadra poliesportiva, Campus Laranjal do Jari

As atividades do projeto serão executadas no centro de vivências práticas (quadra poliesportiva) do Campus Laranjal do Jari e também em espaços alternativos, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, com a disponibilização de  locais como  praças, estádio municipal  e escolas que possuam disponibilidade de espaços esportivos. Os encontros serão realizados três dias na semana, no período matutino. Cada turma terá o quantitativo de 25 alunos (as) de futebol de quadra e  society, em dias alternados. Aos finais de semana, serão realizados torneios, amistosos e campeonatos, quando planejados.

O diretor-geral do Campus Laranjal do Jari em exercício, Diego Armando Silva, destaca que a ação trará, além de práticas esportivas, cidadania aos jovens da região, promovendo o acesso a cultura e práticas socioeducativas. “A ação é um importante mecanismo  que permite o acesso cultural e socioeducativo, fomentando o crescimento de jovens quanto a suas aptidões físicas, cognitivas e emocionais. Assim, o ifap desenvolve um importante papel no desenvolvimento social na região do Vale do Jari”, finaliza.

Confira o projeto completo aqui.