Página inicial > Mais Notícias > Campus fica entre os dez mais bem classificados em seleção nacional

Campus fica entre os dez mais bem classificados em seleção nacional

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 11h26 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 10h18

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) ficou em décima colocação, em âmbito nacional, na seleção de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0 e associados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A iniciativa foi destinada às autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ao todo, 65 projetos foram inscritos.

Campus Laranjal do Jari apresentou o projeto “Aplicação de arduino para automação de cultivo hidropônico para alunos da rede pública municipal de Laranjal do Jari, Amapá”. O objetivo do programa é criar um sistema de irrigação automatizado, além do ensino de técnicas irrigatórias tradicionais e  mecanizadas a estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino do município.

A iniciativa, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Laranjal do Jari, contemplará a Escola Municipal Raimunda Capiberibe e ocorrerá em módulos com duração de 24 meses, atendendo a um total de 180 estudantes, com 90 alunos por ano (três turmas de 30 estudantes), sendo uma turma a cada 4 meses. Os instrutores das atividades serão os estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Ifap, Campus Laranjal do Jari.

Professor do Ifap, Campus Laranjal do Jari, Jaceguai Soares

O professor do Ifap e um dos formuladores do projeto Jaceguai Soares destaca a importância da conquista e relata que o programa não se limita ao cunho tecnológico, mas que também tem uma importante função social, já que ação é destinada a estudantes em condições de vulnerabilidade. Jaceguai enfatiza ainda que o aspecto social foi um dos critérios essenciais utilizados na avaliação e classificação do projeto, já que o município de Laranjal do Jari apresenta Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) médio de 0,665 (IBGE, 2010), ocupando a 2.776ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros.

Diretor-Geral em exercício do Campus Laranjal do Jari, Diego Armando Silva

O diretor-geral em exercício do Campus Laranjal do Jari, Diego Armando Silva, enfatiza  que o projeto de inovação tecnológica com foco na economia 4.0 traz uma excelente oportunidade para elucidar a inovação tecnológica na rede municipal de educação. “Contemplamos com esse programa a Escola Municipal Raimundo Capiberibe, onde vamos criar um sistema de hidroponia automatizado, que permitirá uma interação entre os pesquisadores e alunos do ifap com estudantes da escola contemplada. Estamos felizes com a aprovação de mais esse projeto, demostrando o nosso compromisso com a comunidade do Vale do Jari”, informa.

O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, destaca que, mesmo em um período desafiador, o Ifap tem obtido êxito em diversos editais fomentados pela Setec, como os três laboratórios no If makers, o Projeto de Empreendedorismo Inovador e agora o Edital nº 03/2020 Ifes-Setec de Iniciação Tecnológica, com a seleção de projeto do Campus Laranjal do Jari. “Esses resultados são frutos do empenho dos servidores e alunos nas unidades, com apoio dos departamentos de pesquisa e extensão nas unidades e das pró-reitorias com as chamadas internas. Assim, o Ifap vem se destacando dentro da Rede por projetos que fortalecem os Arranjos Produtivos Locais e contribuem com a formação profissional e social dos nossos educandos”, explica o pró-reitor.

Acesse o projeto completo aqui!