Página inicial > Mais Notícias > Campus promove Acolhida de alunos

Campus promove Acolhida de alunos

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 13h59 | Última atualização em Segunda, 22 de Fevereiro de 2021, 18h21

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promove no próximo dia 1/3 acolhida de alunos dos cursos técnicos Integrados, subsequentes e superiores. O  evento será on-line  pela plataforma google meet  e terá como tema: "De volta às aulas: Novos tempos, Novos caminhos". A iniciativa objetiva recepcionar os alunos e esclarecer possíveis dúvidas sobre o retorno seguro e o ensino remoto.

Na oportunidade, os estudantes serão acolhidos pela coordenação de cada curso e por setores estratégicos do campus. “A acolhida é de suma  importância porque promove espaços de diálogos entre a comunidade escolar , coordenadores e professores , assim como os setores envolvidos no atendimento estudantil tais como: coordenações de cursos, registro escolar, coordenação pedagógica, Biblioteca etc”, explica a coordenadora geral de ensino do campus, Deziane Costa.

O chefe de ensino do campus, Michael Moraes, destaca que a acolhida trará uma serie de informações como acessar o conteúdo das aulas, o processo de avaliação, frequência, além de apresentações de ferramentas que compõem o ensino remoto, introduzindo o aluno a essa modalidade de  educação  e assim iniciar de forma efetiva às aulas. “ Esse momento é essencial para que o aluno possa conhecer e sanar dúvidas sobre o ensino remoto emergencial”, pontua Moraes.

Ao todo, 22 turmas retornarão às aulas em 01 de março de 2021, sendo 09 na modalidade ensino médio integrado, 02 em técnico subsequente,  02 no Programa de Educação Jovens e Adultos  (PROEJA) e 09 no ensino superior. A aluna do curso técnico em logística do campus, Kamile Sousa, diz está com grandes expectativas com o retorno das aulas e com a acolhida “Minha expectativa é retornar a rotina de estudos, interagir com os colegas de turmas e estudar para o vestibular”, ressalta.

Estudante do curso técnico em logística do campus, Kamile.

A estudante destaca também que nesse momento de pandemia a acolhida é necessária, pois promoverá a integração dos alunos a uma nova modalidade de estudo e interação social “ Os alunos vão poder sentir-se acolhidos pelo Ifap, além incluir-nos a essa nova realidade, que é o ensino remoto emergencial”, enfatiza

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, explica que o retorno das aulas na modalidade remota será marcada por atividades de acolhimento em que serão repassadas  informações necessárias para o início das atividades como metodologia, avaliação, frequência, apresentação do ambiente virtual de aprendizagem, entre outros assuntos. " Compreendo que esse momento é muito importante, para demonstrar aos nossos alunos a importância deles para a nossa instituição, bem como dizer, que estaremos prontos a ajudá-los nesse momento tão difícil que ainda estamos vivendo e aproveitar para dar um "abraço" em cada um, mesmo de forma virtual", finaliza.

Confira os cronogramas da Acolhida:

Técnico Integrado

Técnico Subsequente