Página inicial > Mais Notícias > Atividades movimentam o início letivo 2021, no Campus

Atividades movimentam o início letivo 2021, no Campus

Publicado: Segunda, 01 de Março de 2021, 12h10 | Última atualização em Terça, 02 de Março de 2021, 14h58

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promoveu uma série de atividades no retorno letivo dos cursos superiores, subsequentes e integrados do campus. Acolhida, Encontro Pedagógico e Reunião com pais de alunos da modalidade técnica integrada marcaram o regresso das aulas no ensino remoto emergencial.

Nesse ano, o encontro pedagógico teve como tema "Quebrando distâncias, fortalecendo e renovando Ideias". O evento proporcionou à socialização e à capacitação, além dos procedimentos a serem adotados nas Atividades do ensino remoto. “Alcançamos o objetivo pretendido, pois os servidores puderam expor suas opiniões e reflexões, além da capacitação dos mesmos na utilização de ferramentas disponíveis no ensino remoto” explica o chefe do departamento de ensino, Michael Moraes.

Ainda dentro da programação do campus, houve a realização de reunião com pais e responsáveis de estudantes dos cursos técnicos integrados. Aproximadamente, 350 participantes marcaram presença no evento. Antônia Figueiredo é mãe de aluno do curso técnico de logística e destaca que a ação era necessária porque havia muitas dúvidas. “Minha maior dúvida residia em saber sobre esta perda de um ano. Ou seja, se no caso dos alunos que não tiveram aproveitamento ano passado, o ano iria começar em 2021, e assim teriam que fazer os três anos seguintes?  Haveria algum planejamento para que eles conseguissem concluir o curso nos dois anos restantes?”, relata.

Antônia Figueiredo , mãe de aluno do curso técnico de logística do campus

Antônia enfatiza que a reunião foi positiva ao explicar o retorno das aulas, além de  sanar dúvidas. “o ponto positivo é o retorno das aulas, com a adoção das medidas necessárias para que o aluno consiga ter acesso ao ensino e o mais importante, que adquira o conhecimento. A disponibilidade da equipe para auxiliar os alunos e os responsáveis nas dúvidas do processo foi essencial”, pontua.

Continuando a programação, o campus também promoveu acolhida dos alunos, que teve como tema: "De volta às aulas: Novos tempos, Novos caminhos". A iniciativa recepcionou os estudantes e esclareceu dúvidas sobre o retorno seguro e o ensino remoto. Na ocasião, foi explicada a diferença do ensino remoto e a educação Ead. "No ensino a distância há um tutor que media as atividades de ensino dos professores que produzem às aulas, enquanto no remoto, os professores elaboram seus conteúdos e diretamente repassam o conhecimento aos alunos", explica a professora do campus, Darley Matos. O técnico pedagogo do campus, Sergio Brazão, enfatizou a importância da participação dos alunos nas aulas e atividades e que a dedicação, foco e disciplina proporcionarão ao estudante um futuro próspero. “A dedicação à modalidade de ensino é a chave para o sucesso do conhecimento”, enfatizou.

Acolhida dos alunos do Curso Técnico de Logística

A aluna do curso de logística, kamili Vitória, participou da acolhida e ressaltou que a iniciativa propiciou a interação entre os alunos  e professores de forma saudável e organizada, além de informações relevantes. " O evento trouxe pontos excelentes de como vai ser o restante da nossas aulas em ensino remoto", explica.

A diretora geral do Campus Laranjal do jari , Lucilene Melo, avaliou a maratona de eventos de forma positiva e ressaltou o empenho dos gestores, coordenadores, professores e equipes multidisciplinares no retorno das atividades acadêmicas. "O encontro pedagógico foi muito importante, pois favoreceu um espaço de diálogo, formação e de fortalecimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem; nas reuniões virtuais tivemos quase a participação da totalidade dos pais e responsáveis; e observou-se na Acolhida uma grande participação de discentes e acadêmicos, então, avalio de forma positiva todas as atividades realizadas para o início do ano letivo de forma remota no Campus Laranjal do Jari ", finaliza

Matérias relacionadas:

Campus promove Acolhida de alunos