Página inicial > Mais Notícias > Neabi realiza mesa-redonda “O que é lugar de fala?"

Neabi realiza mesa-redonda “O que é lugar de fala?"

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h46 | Última atualização em Terça, 30 de Março de 2021, 11h49

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal Amapá (Ifap) promove, no próximo dia 1/4, a mesa-redonda “O que é lugar de fala? Uma discussão sobre escuta e empatia”. O evento ocorrerá às 16:30h, na TVIfap, no YouTube.

O evento contará com as palestrantes Ana Maria Linhares, que é professora de História da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenadora de grupo de pesquisa e extensão sobre mulher, feminismo e ensino da história, e pela dirigente da Central Única de Favela (CUFA) - Amapá e mestre em Sociologia, Alzira Nogueira.

A ação faz parte do projeto “Fala, Neabi”, que promoverá ao todo quatro mesas-redondas durante o ano letivo de 2021. A coordenadora do Neabi, Campus Laranjal do Jari, Letícia Barriga, explica que o projeto propõe a realização de mesas-redondas, sendo duas por semestres, e tem o objetivo de propiciar a discussão de temas relacionados às vivências de povos historicamente marginalizados em função de sua raça ou etnia como forma de reparação, reconhecimento e valorização da história e da memória, na formação histórica e cultural do Brasil.

Letícia enfatiza ainda que o projeto foi pensado a partir de uma necessidade de comunicação com o público acadêmico, técnico e externo sobre temas necessários a serem discutidos em áreas de interesse do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Durante o ano de 2021, serão realizadas mais três mesas-redondas, sendo elas: "Racismo reverso existe?";  "Políticas de ações afirmativas no Brasil: por que devemos pensá-las?"; e "Afinal, o que é colorismo?".

Confira o cronograma abaixo

Mesa-redonda I

01 de abril de 2021

O que é lugar de fala? Uma discussão sobre escuta e empatia

Mesa-redonda II

27 de maio de 2021

Racismo reverso existe?

Mesa-redonda III

26 de agosto de 2021

Políticas de ações afirmativas no Brasil: por que devemos pensá-las?

Mesa-redonda IV

27 de outubro de  2021

Afinal, o que é colorismo?