Página inicial > Mais Notícias > Tu conheces o Neabi?

Tu conheces o Neabi?

Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 15h08 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 16h26

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal Amapá (Ifap) lança vídeo institucional sobre as definições  e informações acerca do Núcleo, a fim de divulgar suas ações e acompanhar os projetos desenvolvidos .

O material traz a definição do Neabi , seus objetivos e sua função como local de reflexões epistemológicas, teóricas e práticas sobre as culturas e costumes dos povos afro-brasileiros e indígenas da região amazônica. “O objetivo é apresentar ‘o que é o Neabi’, numa linguagem interativa, para que possamos dessa forma dialogar com estudante de forma mais próxima”, afirma a coordenadora do Neabi, Campus Laranjal do Jari, Letícia Barriga

Betina Batista, que é psicóloga e membro do Neabi, Campus Laranjal do Jari, ressalta a importância do vídeo na divulgação das ações do Núcleo. “A relevância do vídeo encontra-se na necessidade de divulgação e expansão das ações e do alcance do Neabi dentro e fora do Instituto, em termos de visibilidade e de chamamento do interesse da comunidade”, explica Betina.

Confira o vídeo !

Fala, Neabi!

Projeto idealizado no ano 2021, o “Fala, Neabi” faz parte de uma das ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Laranjal do Jari. A iniciativa propõe a realização de mesas-redondas, sendo duas por semestres, e tem o objetivo de propiciar a discussão de temas relacionados às vivências de povos historicamente marginalizados em função de sua raça ou etnia como forma de reparação, reconhecimento e valorização da história e da memória, na formação histórica e cultural do Brasil.

A primeira mesa-redonda ocorreu no último dia 01/04 cujo tema foi “O que é lugar de fala? Uma discussão sobre escuta e empatia”. Durante o ano de 2021, serão realizadas mais três mesas-redondas, sendo elas: "Racismo reverso existe?";  "Políticas de ações afirmativas no Brasil: por que devemos pensá-las?"; e "Afinal, o que é colorismo?".

Confira o cronograma abaixo

Mesa-redonda II

27 de maio de 2021

Racismo reverso existe?

Mesa-redonda III

26 de agosto de 2021

Políticas de ações afirmativas no Brasil: por que devemos pensá-las?

Mesa-redonda IV

27 de outubro de  2021

Afinal, o que é colorismo?