Página inicial > Mais Notícias > Campus forma novos profissionais

Campus forma novos profissionais

Publicado: Segunda, 30 de Agosto de 2021, 15h18 | Última atualização em Terça, 31 de Agosto de 2021, 10h13

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá ( Ifap) formou novos profissionais na área de Tecnologia em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas. Ao todo, 40 alunos colaram grau, no último dia 26/8, em cerimônia virtual.  A solenidade foi marcada por forte emoção e sentimento de vitória. Os discursos trouxeram histórias, desafios enfrentados, sonhos, objetivos profissionais, a caminhada até a colação de grau e a realização de cada um por concluir um ciclo marcado pela pandemia do coronavírus.

À direita, Martana, oradora do curso de Biologia do Campus Laranjal do Jari. À esquerda, Rangel, orador do curso de Gestão Ambiental do Campus.

No evento, a oradora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Martana Martins, emocionou a todos ao destacar que a pandemia impossibilitou a sonhada formatura presencial, com todo a pompa e brilho que o momento merecia. Mas enfatizou também a gratidão e o feito de concluir a graduação em meio à pandemia. “Sei que cada um de nós imaginava que hoje estaria usando a longa beca preta, com capelo e borla, enquanto o nome seria chamado aos aplausos de amigos e familiares, e caminhar até o palco para receber cada um seu diploma, jogar o capelo para o alto, ao lado do nosso grupo de formandos, mas infelizmente isso não foi possível. Embora haja um pouco de desapontamento, por certos marcos não estarem acontecendo da maneira como esperávamos, existe um enorme senso de gratidão pelo fato de hoje estarmos concluindo mais uma etapa de nossas vidas, e essa, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir”, discursou Martana.

Rangel Martins, orador do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, frisou as experiências e os momentos que marcarão para sempre a vida dos novos tecnólogos e destacou a importância dos gestores ambientais na proteção do meio ambiente. “Cada projeto, cada visita técnica era uma experiência à parte. Sair da sala de aula e ir para aula em campo não tinha preço. Agora, é hora de colocar em prática tudo o que absorvemos durante esse período de faculdade. É hora de arregaçar as mangas e ir trabalhar duro em prol de nossa casa maior, nosso planeta Terra”, discursou Rangel.

O coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Laranjal do Jari, Jonas Marques, enfatizou a importância da conquista dos formandos e relatou que a finalização do curso é um trampolim para voos maiores. A coordenadora do curso de Gestão Ambiental do Campus, Jackelline Mata, parabenizou os colandos e destacou a emoção de acompanhar a sua primeira turma de nível superior num momento tão importante e significativo.

O diretor de Ensino do Campus, Michael Moraes, explanou que a formatura é o início de um ciclo e não o final. “Esse é mais um passo para o início de uma nova jornada profissional ou acadêmica”, explicou. A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, desejou sucesso aos formandos e ressaltou o empenho dos alunos, servidores e setores para se chegar a esse momento. “É um resultado do esforço e dedicação de servidores, departamentos, setores, alunos, Reitoria. Todos realizando e pensando um ensino que promova resultados como esse”, afirmou.

A professora Adrielma Bronze, representando a Reitoria do Ifap, destacou que a missão social do Instituto é promover a educação profissional, pública e de qualidade e tem objetivo de mudar vidas, transformar sonhos, mudar a realidade social. “Parabenizo todos os formandos. Sei que cada um aqui tem uma história de vida, sonhos, todos são vitoriosos e guerreiros por chegarem até aqui.  É com muita alegria que desejo felicidades nessa nova caminhada”, finaliza.