Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > O I Siingef acontece de 24 a 27 de novembro de 2021
Início do conteúdo da página

O I Siingef acontece de 24 a 27 de novembro de 2021

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 12h22 | Última atualização em Terça, 19 de Outubro de 2021, 16h44

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, realiza, de 24 a 27 de novembro de 2021, o I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Gestão Ambiental e Engenharia Florestal do Sul do Amapá (SIINGEF). O evento é on-line e objetiva a divulgação dos resultados de pesquisas na conservação dos recursos naturais e o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento da Amazônia.

O simpósio conta com uma vasta programação com conferências, palestras, minicursos e mesas-redondas, e é direcionado a alunos de nível técnico-profissionalizante, graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais que se dedicam a questões relacionadas à área ambiental e à pesquisa científica no contexto amazônico.

Os interessados em participar do evento deverão realizar sua inscrição até o dia 20/11. Para submissão de trabalhos, o participante deve submeter proposta de trabalhos científicos até o próximo dia 07/11. As propostas serão avaliadas por uma comissão com resultado previsto para ser divulgado no dia 12/11. Faça aqui sua inscrição.

O Simpósio Internacional Interdisciplinar se concentra em três eixos temáticos :

  • Eixo 1 – Engenharia Florestal, Empreendedorismo e Desenvolvimento Amazônico
  • Eixo 2 – Gestão Ambiental, Biologia e Sustentabilidade
  • Eixo 3 – Pesquisa, Educação e Pós-Graduação na Amazônia

Para o Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e inovação do Ifap (Proepi), Romaro Silva, a proposta de realização deste evento é decorrente da crescente necessidade de reuniões de especialistas para discutir temas de extrema importância para gestão ambiental, especialmente no cenário amazônico.  “A proposta do evento surgiu em decorrência do amadurecimento de relações institucionais e de desenvolvimento técnico-científico no Ifap, em área tão sensível e ainda carente de melhor mapeamento e intervenção na realidade como no vale do Jari. Cabe destacar que o Campus Laranjal do Jari tem em sua estrutura o processo da verticalização completo na área ambiental e , consequentemente, as ações de pesquisas e a internacionalização contribuem ainda mais com a formação e com o desenvolvimento local, explica o pró-reitor”, ressalta.

O coordenador do SIINGEF e professor do Ifap, Campus Laranjal do Jari, Fraciscleyton dos Santos, enfatiza que o simpósio promove a visibilidade e internacionaliza as pesquisas realizadas no Amapá. "Tem sua relevância por ser um evento que não somente debate a Amazônia, mas potencializa, publiciza e internacionaliza a pesquisa científica do Sul do Amapá. Os seus três eixos temáticos, oferecem igualmente, espaços para o diálogo nas mais diversas áreas  e saberes, tendo como núcleo fundamental o humano e sua relação com a Natureza", explica.

Segundo a diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, o simpósio é um evento  que traz  reflexões sobre questões relacionadas à área ambiental e à pesquisa científica no contexto amazônico. "Será também um momento de debate interdisciplinar muito importante para a comunidade acadêmica e científica, realizado por meio de conferências, palestras, mesas redondas e oficinas. O simpósio é aberto à sociedade, motivo pelo qual o Instituto Federal do Amapá , Campus Laranjal do Jari convida os gestores, professores, alunos e toda comunidade a participarem desse evento que será muito significativo para o Vale do Jari", finaliza

Saiba mais sobre o evento aqui

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página