Página inicial > Mais Notícias > Ifap ganha medalha de ouro na etapa estadual da GeoBrasil 2021

Ifap ganha medalha de ouro na etapa estadual da GeoBrasil 2021

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 15h35 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 23h01

Alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari, conquistaram medalha de ouro na fase estadual da VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021.  A GeoBrasil compreende a VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), que acontecem simultaneamente.

A primeira parte da Olimpíada GeoBrasil foi composta por 3 fases on-line, no âmbito estadual, e teve caráter classificatório para a quarta fase, a final da competição. Na etapa local, a equipe Araçari-negro do Ifap , Campus Laranjal do Jari, conquistou o 1º lugar no estado,  sendo premiada com a medalha de ouro.

A equipe Araçari-negro é formada pelos alunos do Campus Laranjal do Jari Giovana Maria Martins de Araújo do curso Técnico Integrado de Administração (1º Ano); Maria Clara Sena Lima do curso Técnico Integrado de Administração (2º ano); e Israel Porfírio dos Santos do curso Técnico Integrado em Informática (1º ano).Com a conquista, os estudantes representarão o estado do Amapá e o Ifap na final da GeoBrasil, que acontecerá neste mês de outubro. Nessa etapa, a competição segue em âmbito nacional.

A aluna Giovana Martins destaca a importância da premiação em uma competição de nível nacional e diz esperar com expectativa a próxima fase. “Sinto que nossa sintonia foi um fator primordial para o alcance dessa premiação. Desde o início da 1ª fase, todos nós mantivemos a responsabilidade de carregar esse projeto com afinco e visando alcançar os melhores resultados”, enfatiza. O estudante e membro da equipe, Israel Porfírio, ressalta que o diferencial para o grupo conquistar o prêmio foi o esforço coletivo da equipe. “Significou muito para mim e para a equipe. É gratificante ver os resultados do seu esforço, pois gera o sentimento de conquista e isso faz muita diferença”, explica. A também membro da equipe e aluna do ifap, Maria Clara Sena, enfatiza o aprendizado e a experiência adquirida em equipe. “Aprendi muito nesses últimos meses, conheci vários profissionais da área, através das palestras fornecidas pelos professores do Ifap. Eles abordaram vários temas atuais e me fizeram ter outro olhar para a geografia. As provas tinham boas questões e cada tarefa era um novo desafio”, pontua.

O grupo teve como orientadores o professor do Ifap, Campus Laranjal do Jari, Cássyo Lima e a professora Flávia de Oliveira, que atuou em colaboração técnica com o Campus. Flávia enfatiza que o resultado é fruto do empenho dos alunos, que se comprometeram a fazer o seu melhor. “Os (as) alunos(as) estavam comprometidos com a Olimpíada Geo-Brasil e deram o seu melhor para responder as questões, estudaram, pesquisaram, dialogaram entre eles e com o professor”, explica.

Demais Campi

Para participar da GeoBrasil, o Ifap formou 10 equipes englobando os campi de Laranjal do Jari, Porto Grande, Santana  e Macapá, que foram orientadas pelos professores (as) Cássyo Lima Santos e  Flávia de Oliveira Santos, Tiago Caminha de Lima , e  Themístocles Raphael Gomes Sobrinho, respectivamente.

No resultado da etapa estadual, o  Campus Macapá levou medalha de prata representado pela equipe Astron. Já Santana levou três medalhas de bronze conquistadas pelas equipes Cassiporé, Manganês e Meninas de ouro e 1 de prata pela equipe Eucalipto.

Projeto de extensão

A participação dos estudantes na Olimpíada GeoBrasil se deu a partir da idealização do Projeto de extensão “Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra”, que tem como objetivo proporcionar a participação dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana na VI Olimpíada Brasileira de Geografia e IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (edição de 2021), bem como fortalecer a ciência geográfica no Ifap;  trocar conhecimentos e experiências entre com professores/estudantes de outros Campi.

O coordenador do projeto de extensão  e professor da disciplina de geografia do Campus de Laranjal do Jari, Cássyo Lima, destaca a importância da ação na preparação dos alunos  e que agora o projeto ganhará um outro ritmo com uma pegada interdisciplinar. “O projeto foi construído de forma coletiva, com a colaboração desde a escrita a execução do projeto. Reuníamos semanalmente”, relata. O professor ainda ressalta que o desafio agora é a conquista do prêmio nacional. “Nessa fase, além das questões a serem respondidas, será construído um projeto interdisciplinar que articulará com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela organização das Nações Unidas”, finaliza.

Saiba mais  aqui sobre a GeoBrasil

Instagram: @ifapoficial