Página inicial > Mais Notícias > Ifap é o lugar que pode mudar sua história

Ifap é o lugar que pode mudar sua história

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 14h00 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 11h26

O caminho para se ter uma profissão não é fácil, mas em muitas situações, ele pode ser bem mais desafiador, o que requer um esforço maior, muita força de vontade e disciplina. É o caso de Jucielly Silva. A jovem sem perspectiva de trabalho e sem uma profissão buscou no Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Laranjal do Jari a oportunidade de mudar a sua realidade, ingressando no curso técnico integrado de nível médio em Secretariado, no ano de 2014. Na época, a aluna morava em Vitória do Jari, a 39 km do campus do Ifap, no município de Laranjal do Jari.

Jucielly conta que estudava no período da tarde e que sua jornada começava  com a travessia de Vitória do Jari (AP) pelo rio Jari até a vila de Munguba, no distrito de Almerim, no Pará. Em Munguba, iniciava a segunda parte da viagem de ônibus, que a deixava em Monte Dourado (PA), onde então atravessava novamente o rio para chegar ao município de Laranjal do Jari. Ao chegar na cidade, pegava mais um ônibus para chegar ao Ifap, Campus Laranjal do Jari. Essa jornada durou 4 anos.

Aluna Jucielly Silva, do curso Bacharelado em Administração do Ifap, Campus Laranjal do Jari

A aluna  explica que a viagem, além de ser longa e cansativa, era desafiadora. O transporte terrestre vivia dando problemas, o ônibus quebrava no meio do caminho, devido às condições das estradas, principalmente no inverno. Muitas vezes teve que voltar no meio da viagem, não conseguindo chegar ao Ifap. “Se me perguntarem se foi fácil responderei que não, a missão foi árdua devido às circunstâncias e a distância, mas garanto que a conquista final foi a maior recompensa.

A estudante destaca que concluiu o curso Técnico Integrado em Secretariado em 2017 e que a formação mudou a sua realidade, pois com a profissionalização conseguiu o primeiro emprego, no qual pôde realizar o sonho da casa própria e também a sua independência financeira. Além disso, montou o seu o próprio negócio e ,hoje, cursa Administração de Empresas no Ifap, Campus Laranjal do Jari . "E acreditando na educação pública, gratuita e de qualidade, retornei ao Ifap no ano de 2018, como acadêmica do curso de Bacharelado em Administração (primeira turma)”, relata.

Jucelly enfatiza àqueles que agarram as oportunidades e têm vontade de ter uma profissão que o ifap é o lugar de realizar sonhos. “Sou a prova viva disso, pois, entre outras conquistas, o Ifap me proporcionou viajar por meio dos Jogos Institucionais (JIFs), conhecer lugares como Macapá e Santana (AP), Belém (PA) e Manaus (AM), além de sair da instituição preparada para o mercado de trabalho e hoje ser uma excelente profissional em minha área de atuação”, ressalta.

Unidade do Ifap em Laranjal do Jari (AP) / Telma Lobato

Jucielly Silva destaca a importância do Ifap na sua perspectiva de futuro e mudança de vida, por meio do curso técnico integrado, e deixa um recado aos candidatos do processo seletivo 2022. “A mensagem que gostaria de deixar a todos os candidatos que farão o processo seletivo dos Cursos Técnicos Integrados de 2022 é que não percam a oportunidade, porque o Ifap é o lugar que pode mudar sua história de vida assim como mudou a minha, pois foi através do ensino técnico integrado que me capacitei pro mercado de trabalho. E  para aqueles que realmente querem ter suas vidas transformadas, ingressem no Ifap. Sou grata pela oportunidade e se pudesse faria tudo novamente porque tudo valeu a pena”, finaliza.

Ouça o relato de Jucelly Silva

Processo Seletivo Integrado 2022

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) está ofertando 80 vagas no processo seletivo dos cursos de nível médio na forma integrada, modalidade presencial, para o ano de 2022. As oportunidades estão distribuídas em 40 vagas para o curso Técnico Integrado em Floresta e 40 no Técnico Integrado em Administração. 50% das vagas de cada curso são reservadas a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino fundamental em instituições públicas de ensino, identificados mediante as informações descritas no formulário de inscrição. Confira aqui o edital.

As inscrições são on-line no período de 1º a 28/11. Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, Peti, entre outros) e que tenham perfil de renda de até meio salário mínimo per capita ou renda familiar de até três salários mínimos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 8 a 12/11. Faça aqui sua inscrição.

Poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos que já tenham concluído o ensino fundamental e ainda não possuem o ensino médio. A seleção ocorrerá pela classificação do candidato por meio de seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ano (antiga 5ª série), 7º ano (antiga 6ª série) e 8° ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental.

Acesse aqui o guia dos cursos ofertados no processo seletivo pelo campus.

Saiba mais sobre o processo seletivo integrado aqui!

Instagram: @ifapoficial