Página inicial > Mais Notícias > Ifap inaugura laboratório Ifmaker em Laranjal do Jari

Ifap inaugura laboratório Ifmaker em Laranjal do Jari

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 14h38 | Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 18h15

Alguns equipamentos e ferramentas que estão a disposição dos alunos no Laboratório Ifmaker

Instituto Federal do Amapá (Ifap) inaugurou hoje (12/11), no Campus Laranjal do Jari, um laboratório Ifmaker. Na oportunidade, foram também entregues 04 impressoras 3D, que irão auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas unidades do Instituto.

A solenidade contou com a presença da reitora do Ifap, Marialva Almeida, que destacou a importância do investimento em educação e os desafios de manter uma educação de qualidade  e gratuita em meio ao corte de recursos. Almeida enfatizou a importância das emendas de bancada parlamentar, que foram destinadas ao Ifap. “Para mim, educação é sempre investimento, quem investe em educação, tem um olhar diferencial. Um espaço como esse no Campus de Laranjal do Jari é um direito de todo cidadão”, ressalta

A inauguração contou também com a presença da diretora - geral do Campus Laranjal do Jari,  Lucilene Melo; do Pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e inovação , Romaro Silva; do Pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales; do Diretor de Relações institucionais , Catiano Gama; de Luiz Ricardo Aires, representante da Edifap e do Deputado Federal Camilo Capiberibe (PSB-AP), autor da emenda que viabilizou a compra de 28 impressoras 3D para o Ifap, dentre elas, as 4 instaladas no laboratório maker do Campus Laranjal do Jari.

O Laboratório Ifmaker

A estrutura é um espaço destinado ao desenvolvimento de técnicas, ferramentas e produtos tecnológicos que atendam aos princípios da sustentabilidade econômica e ambiental, permitindo a inovação e o empreendedorismo. O laboratório foi financiado com recursos de edital lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) no qual o Ifap teve projetos contemplados e conta com dois espaços descentralizados, sendo destinados a uma Empresa Júnior/Incubadora de Projetos e o Laboratório de Manutenção de Computadores.

Estrutura do laboratório

O espaço mede 7,97 metros de largura por 9 metros de comprimento, perfazendo uma área total de 71,73 metros quadrados. O laboratório conta com equipamentos digitais e analógicos.  A estrutura objetiva possibilitar a autonomia, criatividade e o surgimento de novas tecnologias para o contexto do desenvolvimento regional, em especial na Amazônia Amapaense.

Veja imagens do laboratório

Demais compromissos da reitoria em Laranjal do Jari

Pela manhã, representantes da reitoria do Ifap concederam entrevista a uma rádio local do Município. Na oportunidade, foram abordados a importância do laboratório ifmaker para o Campus de Laranjal do Jari, emendas parlamentares e o processo seletivo integrado 2022, que está com inscrições abertas. Além disso, participaram de reuniões com gestores, coordenadores, diretores do campus.

Reitora do Ifap, Marialva Almeida, participa de reunião com servidores

Pela tarde, a reitora do Ifap, Marialva Ameida, participou de um encontro com servidores do Campus Laranjal do Jari. De maneira democrática, os servidores puderam dialogar e colocar as sua reinvindicações e trocar experiências junto a gestão do Instituto Federal.

Com colaboração de Alexandre Brito, jornalista da reitoria do Ifap

Instagram: @ifapoficial