Página inicial > Mais Notícias > Campus retoma de forma gradual suas atividades presenciais

Campus retoma de forma gradual suas atividades presenciais

Publicado: Segunda, 15 de Novembro de 2021, 21h07 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h00

As aulas continuam remotas com previsão de retorno presencial em 2022.

Imagens do Campus Laranjal do Jari/ Foto: Telma Lobato

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) inicia de forma gradual o retorno de suas atividades administrativas e acadêmicas. O retorno faz parte da 2º fase do plano de ação do Campus, que tem como base o Plano Estratégico de Retorno às Atividades Presenciais do Ifap (Resolução nº 35/2021/Consup/RE/Ifap).

Nessa etapa, os espaços estruturais do Campus poderão ser utilizados pelos alunos, respeitando as medidas de biossegurança, como nos laboratórios, que deverão ser agendados previamente. Alguns setores como registro acadêmico também funcionarão com revezamento de servidores. Frisa-se que, nessa etapa, as aulas continuam remotas com previsão de retorno presencial em 2022.

No acesso ao Campus, será aferida a temperatura dos alunos, disponibilizado álcool em gel na entrada do Ifap e também nos setores, além de controlada a quantidade pessoas no espaço, respeitando o distanciamento social. O estudante deverá utilizar máscara.

Para o avanço de fase, foram utilizados os critérios estabelecidos no plano de ação e informações fornecidas pelos órgãos de saúde do município de Laranjal do Jari, como índice de vacinação da população com a 2ª dose, taxa de contágio e transmissão do coronavírus, taxa de ocupação de leitos de UTI adulto reservados a pacientes acometidos por Covid-19 e capacidade de atendimento da rede hospitalar municipal.

Aula Pública Presencial no Campus

Para marcar o retorno gradual de suas atividades, o Campus realizou, no último dia 10/11, uma aula pública e presencial, em parceria com os pesquisadores do Projeto Árvores Gigantes. Na oportunidade, a comunidade acadêmica pôde ficar mais próxima dos professores e pesquisadores. “Foi um momento de emoção, depois de mais de um ano no remoto, termos a possibilidade de receber novamente os alunos em nosso espaço, respeitando os critérios de segurança emitidos pelos órgãos de saúde. Foi uma alegria muito grande ver nossos estudantes frequentando novamente o Campus tendo contato com os professores, é uma sensação de dever cumprido”, relata o diretor de Ensino do Campus, Michael Moraes.

No evento, foram demonstrados os resultados das expedições do Projeto de Monitoramento Integrado de Árvores Gigantes da Amazônia e novas perspectivas de pesquisas e financiamento. O coordenador do projeto e professor do Ifap, Campus Laranjal do Jari, Diego Amando Silva, destaca que a aula foi um marco para o retorno das atividades presenciais. "Ficamos felizes em marcar esse retorno gradual, que é muito importante para a comunidade dos estudantes, porque proporciona uma interação necessária  na relação aluno e professor, ainda mais agora com a retomada de atividades práticas em laboratório e visitas técnicas, por exemplo", explica.

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari , Lucilene Melo,   enfatiza que o retorno gradativos das atividades está seguindo os protocolos definidos no Plano de retorno presencial do Ifap.  Melo explica ainda que a fase 2  dá a possibilidade de fazer a abertura gradual dos setores e de laboratórios do Campus. "O Comitê de Enfrentamento à Covid 19, em reunião, no último dia 03/11, deliberou pela aprovação do avanço da Fase 01 para a Fase 02. Recebemos essa aprovação com muita alegria. Estamos trabalhando para iniciarmos as atividades presenciais com segurança e responsabilidade, e o sucesso desse retorno depende de todos nós, servidores e alunos, mas tenho certeza com diálogo, empatia e planejamento venceremos mais essa etapa", finaliza.

Retorno Seguro

Com intuito de promover a transparência e fornecer informações atualizadas, o Campus Laranjal do Jari criou o menu "retorno seguro". Nesse local, a comunidade poderá acessar o Plano de Ação de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e cronograma de funcionamento dos setores, além de outras documentações. O menu "retorno seguro" será atualizado frequentemente e pode ser acessado pelo portal do Campus Laranjal do Jari, conforme imagem abaixo.

Instagram: @ifapoficial