Ifap conquista 1º lugar na categoria "Pesquisador Inovador" na 4ª edição do Prêmio Robério Nobre
Foto retirada na 3º edição do prêmio em 2023
O professor e pesquisador Anderson Pedro Bernardina, do Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conquistou o primeiro lugar na categoria "Pesquisador Inovador" na 4ª edição do Prêmio Robério Nobre de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Governo do Estado do Amapá.
Bernardina foi reconhecido pelo projeto "Floresta Automatizada: Inovação em um Plantio Experimental no Sul do Amapá", que visa automatizar medições biométricas em áreas de plantio experimental. Utilizando dendrômetros wireless, as medições nas plantas são realizadas e validadas mensalmente. "O objetivo é otimizar as medições biométricas por meio de tecnologias inovadoras, além de propor melhorias nos processos de monitoramento de plantios florestais", explica o professor.
Anderson Pedro Bernardina recebe o prêmio e portaria de elogio na reitoria do Ifap
O pesquisador destaca que a premiação representa um importante avanço no reconhecimento de práticas e processos voltados à restauração ambiental, que integram inovação, ciência e sustentabilidade. "Ao impactar diretamente a recuperação de áreas degradadas na Amazônia, o projeto fortalece políticas de conservação e manejo sustentável, trazendo benefícios ecológicos e socioeconômicos duradouros, especialmente para o Amapá. Além disso, oferece aos estudantes do Ifap, no Campus Laranjal do Jari, um laboratório a céu aberto para aulas práticas nos cursos de Engenharia Florestal, Técnico em Florestas e Biologia", afirma Anderson.
A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 22 de novembro, no Palácio do Setentrião, e homenageou pesquisadores, empresas de tecnologia e profissionais de comunicação. Na ocasião, o premiado não pôde estar presente, sendo o prêmio recebido pelo reitor do Ifap, Romaro Silva.
A 4ª edição do Prêmio Robério Nobre, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), concedeu cerca de R$ 100 mil em premiações.
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficial
Redes Sociais