Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do Ifap – Campus Laranjal do Jari

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Ifap, constituído atualmente pelos campi Macapá, Laranjal do Jari, Santana, Porto Grande, campus avançado de Oiapoque, Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari e Reitoria – são estrategicamente localizados para contribuir com o desenvolvimento do Estado do Amapá. A capital Macapá, possui aproximadamente 366.484 habitantes, 75% da demografia do Estado. Já o município de Laranjal do Jari tem a terceira maior concentração populacional, com 47.554 habitantes e também integra a região do Vale do Jari, que agrega os Municípios de Vitória do Jari (14.991 habitantes) e Almeirim, no Pará (33.195 habitantes).

 Como uma instituição de educação básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, a partir de 2010, seguindo a política de atuação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Ifap passa a ofertar gradativamente cursos nos diferentes níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológico, com o compromisso de viabilizar o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador.

 A prefeitura municipal de Laranjal do Jari através do Processo n. 002/2007 (PMLJ), fez a doação do terreno para a construção do Campus do Ifap no município e as obras foram iniciadas no ano de 2008. As atividades de ensino começaram no dia 8 de setembro de 2010, atendendo, a princípio, 280 alunos, em um prédio cedido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os primeiros cursos implantados – definidos em audiências públicas, com foco nos arranjos produtivos locais – foram os cursos técnicos na forma subsequente, em Informática, Secretariado e Secretariado Escolar, este último, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, devido ao convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ) e o Ifap, visando capacitar servidores que atuavam nas secretarias escolares do município.

 Em 2010 o campus realizou vários projetos e atividades. Entre eles: o Bazar de Natal com coleta de seis toneladas de alimentos que foram distribuídos para pessoas carentes do Município; Exposição de Obras de Artes e a implantação do Coral do Ifap com cerca de sessenta alunos e servidores, sob a coordenação da professora de Artes, Odília Cozzi.

 A partir de 2011, o campus Laranjal do Jari inicia a oferta do ensino médio na forma integrada, por meio dos cursos técnicos em Informática, Secretariado e Meio Ambiente, dessa vez, utilizando espaços alugados, uma vez que as instalações da Unifap não estavam mais disponíveis.

 A conclusão da primeira parte da obra se deu em janeiro de 2012 e já instalados no prédio definitivo, é inserido o curso técnico em Comércio na modalidade Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, formando mais de 150 profissionais para o mundo do trabalho.

 Desde 2014, é ofertado no campus, por meio de convênio com o Incra o curso de Meio Ambiente na forma subsequente, para os assentados do Loteamento Maria de Nazaré Mineiro, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

 Ainda em 2014 foi dado início a primeira oferta de Ensino Superior do Campus Laranjal do Jari com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com 40 vagas para o período noturno. Atualmente 107 alunos estão estudando e foram distribuídos em 4 turmas nos períodos da manhã e da noite. Em 2017.2, o campus formará aproximadamente 17 alunos, futuros biólogos do município.

 O campus Laranjal do Jari também oferta, desde 2015, o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, com 1 turma no período matutino e 2 no período noturno, totalizando 88 alunos.

 Na modalidade de Educação à Distância – EAD, são ofertados os cursos em Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Meio Ambiente, todos na forma subsequente ao ensino médio.

 No início de 2017, o campus oferta mais um curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O curso técnico em Agronegócios, com 40 alunos matriculados. No segundo semestre do mesmo ano, ocorre a oferta de mais uma turma de Informática, na forma subsequente. Para este ano, está prevista ainda a oferta de 50 vagas para alunos de 1º e 2º anos da rede estadual de ensino, pelo Programa Mediotec/Pronatec, com a oferta do curso em Informática para Internet, na forma concomitante.

 Em pleno funcionamento, o Ifap atenderá 4.700 estudantes, distribuídos nos seguintes níveis e modalidades de ensino:

 - Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Proporcionam iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional e sua duração varia de acordo com as especificidades de cada caso, e estão descritos nos Itinerários Formativos.

  - Nível Médio: 50% das vagas destinadas a cursos técnicos articulados ao Ensino Médio (Integrado, Subsequente e Concomitante);

  - Nível Superior: 30% das vagas destinadas a cursos de bacharelados e tecnológicos; 20% das vagas destinadas a licenciaturas;

  - Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu.

 O campus de Laranjal do Jari atua com os seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Segurança; Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Recursos Naturais. Entre os cursos técnicos ofertados pelo campus Laranjal do Jari do Ifap, estão o de Administração, Floresta, Informática, Meio Ambiente, Secretariado e Agronegócios (Proeja).

 O Campus ofertou a partir de 2011, o Programa Federal “Mulheres Mil” e chegou a atender mais de cem mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, com os cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Recepcionista de Eventos e Cuidador de Idosos, com término em 2013. Houve ainda a oferta de mais de 300 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) numa parceria com o governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que foi desenvolvido na Escola Estadual Sônia Henriques Barreto e também nas dependências do campus. Os cursos ofertados através do Pronatec foram o de Auxiliar de Administração, Operador de Microcomputadores, Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Auxiliar de Fiscalização Ambiental, com início em abril de 2012 e término em junho do mesmo ano.

 Estrutura do campus: O Campus possui uma área total equivalente a 121.169,45 m2, sendo 6.246,65 m2 de área construída, assim distribuída: Bloco Pedagógico – 2.495,00m²; Bloco de Laboratórios – 369,35m²; Bloco Administrativo – 396,00m²; Blocos de Banheiros – 98,35m²; Área de Convivência – 324,00m²; Guarita – 118,95m²; Passarelas – 595,00m²; Estacionamento – 600,00m²; e o Ginásio Poliesportivo que teve suas obras iniciadas em 2012 e concluídas em 2014 possuindo uma área total de 1.250,00m². A área construída do Ginásio Poliesportivo é de 64mx32,90m. Ele possui piso especial trabalhado em madeira, arquibancadas, alambrados de proteção, 45 refletores, vestuários masculino e feminino, banheiros adaptados para portadores de necessidades específicas. No piso superior do Ginásio foram construídas quatro salas de aula, salas para coordenação de cursos e banheiros. No térreo, há duas salas para academia, mais uma sala administrativa e um depósito para material esportivo e copa.

 Há ainda um projeto para a construção do Museu em caráter não-imediato.

 O prédio do campus de Laranjal do Jari possui quatorze salas de aulas, quatro laboratórios de Informática, incluindo o de manutenção e mais quatro laboratórios sendo de Química, Biologia, Meio Ambiente e Física.

 Os laboratórios que foram construídos posteriormente (Florestas, Histologia, Citologia e de Informática - Manutenção de Redes), possuem uma área de 64mx32,90m e subsidiam os cursos técnicos e o curso de nível superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.

 O campus possui cinco Blocos de banheiros adaptados para pessoas com necessidades específicas, um Bloco Administrativo, Bloco de Ensino, Sala dos Professores e uma Área de Convivência para alunos, professores e servidores em geral. Estas obras orçadas no valor de aproximadamente R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais).

 O muro possui uma extensão de mil metros lineares com 2,40m de altura. Ele percorre toda a área de extensão do Ifap chegando bem próximo ao rio Jari que fica ao fundo do campus.

 Atualmente, o campus de Laranjal do Jari possui 40 técnicos administrativos e 54 professores e atende em média 1.000 alunos.

 Há a oferta também de vários cursos da Rede Certific (Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada) dentro dos Eixos Tecnológicos trabalhados no campus.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página