Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa de Assistência Estudantil
Início do conteúdo da página

Programa de Assistência Estudantil

 Objetivo:

Contribuir com o acesso, a permanência e a saída com êxito dos estudantes, na perspectiva de garantir a equidade, a justiça social, a produção de conhecimento, a melhoria do desempenho no processo formativo, da qualidade de vida familiar e comunitária. As áreas de atuação do Programa de Assistência Estudantil (PAE), serão identificadas e desenvolvidas pelo campus, sempre em consonância com o estabelecido pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

A Assistência Estudantil do campus Laranjal do Jari, se materializará na forma de programas, projetos, ações e serviços que envolvem a oferta de auxílios, bolsas e atendimentos especializados e compreendem:

 I- Auxílio Transporte - Caracteriza-se no repasse mensal de auxílio financeiro para ajudar o estudante com as despesas de transporte entre sua residência e a instituição.

II- Auxílio Alimentação - Consiste na concessão de auxilio financeiro para a refeição diária durante o semestre/ano letivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

III- Auxílio Moradia - Destina-se aos estudantes de outros municípios ou estados que não possuam familiares ou responsáveis legais na localidade onde estudam e se encontram em vulnerabilidade social.

IV- Auxílio Material Didático - Tem como objetivo assegurar aos estudantes que necessitam de apoio para cópias e impressões de materiais didáticos específicos do seu curso ou para atender às necessidades educacionais específicas, bem como os demais materiais de uso escolar.

V- Auxílio Uniforme - Consiste no repasse anual de auxílio financeiro ao estudante para compra do uniforme padrão do IFAP (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco e agasalho).

VI- Auxílio Emergencial - Consiste em fundo financeiro concedido aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não foram contemplados com outros auxílios e que passam por situações emergenciais, a exemplo de desemprego, problemas de saúde, violência doméstica, entre outros (mediante comprovação específica).

VII - Assistência à saúde e Psicossocial – Tem por finalidade oferecer orientação e atendimento preventivo de saúde à comunidade discente do IFAP, visando à prevenção de doenças e ao bem estar biopsicossocial dos estudantes.

VIII - Arte/Cultura e Esporte/Lazer - Consiste no desenvolvimento de ações que visam ao crescimento artístico, político, cultural, esportivo e de lazer dos estudantes, propiciando a continuidade do processo pedagógico. Executado por meio de Edital específico, onde os alunos podem submeter projetos nas áreas citadas e se selecionados, receber repasse financeiro para a realização nas dependências do campus.

IX – Bolsa Formação - Consiste na inserção do estudante em atividades de educação em serviço nas dependências do IFAP, visando à integração social e aperfeiçoamento profissional e cultural, de modo a proporcionar a complementação do processo de ensino aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas e vinculadas, prioritariamente, à área de formação do estudante.

X – Bolsa Monitoria - A finalidade do auxílio monitoria é contribuir para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem atendendo a dois segmentos de estudantes: aqueles que possuem um bom desempenho acadêmico e aqueles que necessitam de apoio em suas atividades acadêmicas.

XI - Bolsa Atleta - Incentivo as modalidades esportivas e desportivas, mediante seleção por edital específico;

XII – Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - suporte ao acesso, permanência e saída com êxito dos alunos com necessidades educacionais específicas, por meio da aquisição de materiais, Seleção de profissionais e implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), acesso preferencial aos Programas de Assistência Estudantil disponíveis, mediante análise socioeconômica.

Critérios de Seleção: Estudante matriculado que possua renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo vigente.

Condicionalidades: Matrícula e frequência regulares.

Processo de Seleção da Assistência Estudantil do Ifap 2018

 

 

Fim do conteúdo da página