Campus Laranjal do Jari apresenta orçamento para 2025 e destaca avanços estruturais
Bruna Cebulisk, chefe do Departamento de Administração (DEAP), apresenta o orçamento 2025
O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) apresentou, na última segunda-feira (14), no miniauditório da unidade, o orçamento previsto para o ano de 2025. O encontro reuniu gestores e servidores para discutir a alocação dos recursos e os desafios enfrentados para manter a execução das atividades acadêmicas e administrativas.
Durante a reunião, foram detalhadas as previsões de funcionamento e custeio de ações como diárias, passagens aéreas para deslocamento de servidores em serviço, além de gastos com materiais de consumo administrativos e pedagógicos, bem como insumos para laboratórios e biblioteca.
Segundo Bruna Cebuliski, chefe do Departamento de Administração e Planejamento (DEAP), o orçamento disponível para as despesas do campus neste ano está abaixo do estimado, o que exigirá a priorização na aplicação dos recursos. Além disso, em 2025, não há previsão de recursos para investimentos.
Lucilene Melo, diretora-geral do campus, fala em apresentação sobre os desafios da gestão
De acordo com a diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, o orçamento é resultado do modelo de distribuição definido pela Matriz CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). “O orçamento é estabelecido com base em indicadores como o número de matrículas totais, a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação de professores, índice de eficiência acadêmica dos estudantes”, pontuou.
O chefe do Departamento de Ensino (Depen),Michael Moraes, explica o orçamento do Serviço de Apoio ao Estudante
O chefe do Departamento de Ensino (DEN), Michael Moraes, ressaltou a importância dos recursos destinados à Assistência Estudantil. Segundo ele, estão previstos recursos para o pagamento de auxílios diversos, que serão concedidos por meio de editais, bem como para ajudas de custo relacionadas à participação dos estudantes em eventos acadêmicos. Também está incluído no planejamento orçamentário o custeio do contrato de fornecimento de refeições para os alunos dos cursos técnicos integrados.
Apesar das limitações, estima-se que tanto funcionamento do Campus Laranjal do Jari quanto a assistência estudantil conseguirá, a partir de adequações baseadas no novo cenário orçamentário, atender as demandas prioritárias em 2025. A gestão comemorou ainda, avanços importantes na infraestrutura do campus como a construção de um novo bloco de ensino, aquisição de carteiras escolares e projetores, implantação de um novo sistema de fossa, aquisição de uma van para transporte institucional e a construção da nova biblioteca.
Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Instagram: @ifapoficial
Redes Sociais