Página inicial > Mais Notícias > Complementação Pedagógica EAD

Complementação Pedagógica EAD

Escrito por Ailton Pantoja | Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 16h40 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 16h40

Informações do Curso

Código IES e-MEC:  15522
Código curso e-MEC:

Base Legal
Ato de Criação e Funcionamento:  Baixar
PPC - Projeto Pedagógico do Curso: Baixar

Perfil Profissional

O perfil profissional do egresso do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados contempla o domínio dos saberes docentes que incluem conhecimentos teóricos e práticos no campo da educação e dos conhecimentos que irão mediar sua atividade nas instituições escolares e não-escolares, no âmbito da Educação Profissional. Um profissional capaz de criar e produzir propostas educativas, no universo da educação profissional, em diferentes realidades escolares, trabalhando coletivamente, elaborando e mediando a construção de materiais didáticos apropriados às realidades nas quais estiver inserido. Um profissional com uma postura política e ética, que estimule a difusão e a construção do conhecimento, possibilitando aos seus alunos condições de descoberta (ou redescoberta) do prazer de aprender. A tarefa do educador, licenciado na educação profissional, é extremamente complexa, exigindo decisões imediatas e ações, muitas vezes, imprevisíveis. É importante que ele aprenda a observar, a formular questões e hipótese e a selecionar os instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a encontrar caminhos alternativos na sua prática pedagógica.

Campo de Atuação

A descrição do perfil do egresso e do campo de atuação do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, atende a Resolução CNE/CP nº 2/2015, como passamos a descrever a seguir. O Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, oferecido na modalidade a distância, e em caráter de cooperação entre Institutos, em rede, tem seu currículo estruturado no regime anual, sendo, os estágios supervisionados e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), incluído ao longo dos anos. O curso, ofertados a portadores de diplomas de curso superior, formados em cursos relacionados à habilitação pretendida, possui carga horária superior a mínima apontada na legislação – 1.540 horas de efetivo trabalho acadêmico. No âmbito desta proposta foram contemplados no currículo conteúdo da área de conhecimento e/ou interdisciplinares, conteúdos relacionados aos fundamentos da educação, formação na área de políticas públicas e gestão da educação, direitos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação especial e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. A estrutura curricular do curso visa desenvolver, nos estudantes, competências e habilidades didático-pedagógicas, no exercício da atuação docente, através do aprendizado na perspectiva da interface e da transversalidade com vista à formação da cidadania universal e da formação profissional. Aliada a essa vertente, na formação deste profissional, primamos pela integração dos conhecimentos viabilizados pelas atividades de formação que serão desenvolvidos ao longo do curso e pelo Seminário de Final de Curso, onde todos os estudantes apresentarão o resultado de seus trabalhos práticos e de investigação, os quais deverão ter como princípio norteador a multidisciplinaridade. A estrutura curricular se desdobra em unidades curriculares que se propõem a responder as questões, para além dos entendimentos de senso comum. Fará parte, perpassando todo o currículo, um conjunto de conteúdos que são fundamentais.

Infraestrutura
                O campus conta com uma excelente estrutura, com: salas climatizadas, biblioteca incluindo acervo específico e atualizado. Laboratório de informática com programas e equipamentos compatíveis com as atividades educacionais do curso.

Forma de Ingresso

Para ingressar Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados - a Distância - em rede, os candidatos deverão ter concluído Curso de graduação/ou equivalente. O processo seletivo para ingresso no Curso dar-se-á por processo seletivo público.

Coordenadora do Curso
Mábia Nunes Toscano