Página inicial > Mais Notícias > Campus promove aula inaugural do curso FIC Atualização em Botânica

Campus promove aula inaugural do curso FIC Atualização em Botânica

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 11h27 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 07h11

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promoveu, no último dia 18/9, a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Atualização em Botânica.  O curso é fruto de uma parceria entre o Ifap e o Centro Tecnológico de Antioquia, sediado em Medellin (Colômbia), e será ministrado no período de 24/9 a 30/11 de 2020 pela plataforma moodle, contando com 60 alunos matriculados e carga horária de 40h.

A solenidade contou com a participação da reitora em exercício, Adrielma Bronze, que destacou a importância da parceria entre as instituições. “Ações como essas são necessárias para que países da América do Sul se aproximem no campo da ciência e educação”, ressaltou. Bronze frisou esperar outros projetos e que o curso de atualização em botânica é só o inicio da internacionalização do Instituto e que o Ifap buscará novas parcerias com instituições estrangeiras.

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, também acompanhou o evento e explicou que a cooperação aproxima alunos e docentes das instituições envolvidas, proporcionando o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão. “O curso contribui na geração de conhecimentos sobre os ecossistemas da Amazônia, além de proporcionar troca de experiências e parcerias entre os países”.

Juliana Farias, professora do Campus e autora do projeto que resultou no curso de atualização, explicou que o objetivo da iniciativa é capacitar o aluno para que ele venha reconhecer a anatomia das plantas, a morfologia externa dos vegetais e coletar e analisar amostras de vegetação. Farias destacou, ainda, a importância da troca de experiências que a iniciativa proporcionará. “A operacionalização do acordo promove uma integração Pan-Amazônia, fortalecendo a conexão com países fronteiriços e compartilhando avanços tecnológicos, educacionais e científicos”, explica.

O evento contou também com a participação de Marcela Serna González, professora titular do Centro Tecnológico de Antioquia. González ministrará o curso juntamente com professores do Ifap  e expressou a importância da integração com o Brasil na pesquisa e na identificação de famílias botânicas brasileiras e colombianas. A professora destacou, também, a parceria com Patrick Cantuária, pesquisador do Instituto Estadual de Pesquisa do Amapá (Iepa). Cantuária marcou presença na aula inaugural e é coautor do projeto do curso de FIC em Botânica.

A aula inaugural está disponível no canal oficial do Ifap no Youtube. Acesse aqui.