Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Laranjal do Jari é nota 5 no Ideb
Início do conteúdo da página

Campus Laranjal do Jari é nota 5 no Ideb

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 17h20 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 16h57


O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) obteve nota 5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, ficando acima da média nacional de 4,2. Segundo a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), dentre as instituições de ensino estaduais e federais, no Amapá, o campus obteve a maior nota. Na região Norte, está entre as 40 melhores, ocupando a segunda posição na Rede Federal de ensino. Na média nacional, figura entre as 74 instituições federais de ensino mais bem colocadas no Ideb.

O Ideb é formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores: aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. O índice é calculado a partir dos dados sobre o critério educacional “Aprovação”, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Nas médias de desempenho, o Campus Laranjal do Jari obteve a pontuação 5,25 no Saeb. A nota é resultante do desempenho dos alunos que alcançaram médias acima de 200 nas provas de português e matemática. A instituição também se destacou no critério “Taxa de Aprovação” em que alcançou 94%, no ano de 2017 e 95%, em 2019. Esses resultados foram parâmetros para pontuação do Ifap no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, alcançando a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) ao Ideb de 2019, que era a nota 5.

A diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, destaca a importância desta conquista e explica que o resultado reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores e o empenho dos alunos do campus. Melo destaca também que o Ifap prioriza o ensino qualificado por meio dos espaços de aprendizagens e de metodologias e discussões sobre o acompanhamento junto aos alunos, além do incentivo à participação de projetos. “Estamos planejando continuamente tudo. Essa é uma vitória coletiva”, frisa.

O pró-reitor de Ensino do Ifap, Victor Hugo Sales, explica que o Ideb possibilita ter conhecimento da qualidade do ensino nas escolas públicas e que esta é uma excelente ferramenta que se ampara em dados concretos na busca de melhorias para a educação do País. “O desempenho do Campus Laranjal do Jari demonstra a melhoria e o aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, tendo em vista que a instituição bateu a meta projetada pelo Governo Federal”, explica Sales.

Como o Ideb é divulgado?

O desempenho de cada escola municipal e estadual é divulgado no site do Inep. O órgão detalha os cálculos das médias e desempenho das redes públicas e privadas. Acesse aqui a planilha do IDEB.

 

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari

Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página