Página inicial > Mais Notícias > Ifap encerra curso FIC Atualização em Botânica

Ifap encerra curso FIC Atualização em Botânica

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 21h25 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 06h47

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no último dia 3/12, cerimônia de encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) Atualização em Botânica. O curso é fruto de uma parceria entre o Ifap e o Centro Tecnológico de Antioquia, sediado em Medellin (Colômbia), ministrado no período de 24/9 a 30/11 de 2020, e que contou com 60 alunos matriculados.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, participou da solenidade e falou da importância da cooperação e também de futuras parcerias internacionais. “Espero que esse curso seja o primeiro passo na direção de um diálogo, intercâmbio e de trocas de técnicas férteis de aprimoramento da ciência pensada e realizada na Amazônia”, enfatiza. Marialva chamou atenção ao fato de que o Amapá possui uma cotação internacional estratégica, mas que por muitas vezes não é aproveitada de maneira ideal por governos e instituições.

À esquerda, Hebert  Jonathan Ferreira /  Á direita, Jorge Martinez

Ainda na solenidade, os alunos Jorge Martinez, estudante do curso de Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico de Antioquia, e Hebert Jonathan Ferreira, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Laranjal do Jari (Ifap), falaram de suas experiências de aprendizado no projeto. Martinez enfatizou que a iniciativa foi enriquecedora, pois teve a oportunidade de conhecer novas culturas. Hebert destacou que o curso, além de promover um conhecimento mais amplo, também possibilita um maior  leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Durante a cerimônia, houve participação internacional da professora Marcela Serna González e da diretora de assuntos internacionais, Carolina Franco, representando o Centro Tecnológico de Antioquia. González agradeceu a parceria e disse esperar novas oportunidades de realizar outros projetos em conjunto com o Ifap. Já Carolina enfatizou que foi uma satisfação participar dessa cooperação de conhecimento, pois por meio da ação foi possível fomentar o intercâmbio cultural, aprendizagem colaborativa e a cocriação entre Brasil e Colômbia.

Grupo A Tribo do Jari

O professor Wanderson Michel Pantoja, do Campus Laranjal do Jari, também participou da solenidade e trouxe uma apresentação artística do grupo A Tribo do Jari, que faz parte do grupo cultural amapaense Troup Tribal. O movimento artístico tem por objetivo exaltar as belezas culturais por meio da dança. “Atualmente A Tribo do Jari possui 25 dançarinos e o Troup Tribal mais de 100 brincantes, jovens que são acolhidos pela vontade de fazer arte-cultura no nosso estado”, explica Pantoja.

O Instituto Estadual de Pesquisa do Amapá (Iepa) esteve presente na cerimônia representado pelo pesquisador Patrick Cantuária, que destacou o empenho dos alunos, mesmo com a crise energética que o estado do Amapá enfrentava. A autora do projeto que resultou no curso de Atualização em Botânica, Juliana Farias, falou da importância da iniciativa, já que há uma carência de profissionais da área de botânica no Amapá e também em Antioquia. “O objetivo é capacitar o aluno para que detenha o conhecimento botânico e assim sanar a carência de profissionais da área em nossa região”, frisa.

A solenidade contou também com a presença da diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, que enfatizou que a cooperação promove a aproximação institucional e a troca de saberes entres as instituições envolvidas; do representante da Pro-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), Themístocles Raphael, que ressaltou o prazo da parceria de 5 anos e que a Proeppi disponibilizará todo o aparato necessário para a continuidade do projeto; da pró-reitora de Planejamento do Ifap, Karina Pingarilho; da relações internacionais Caroline Barros; e da reitora em exercício Adrielma Bronze, que manifestou apoio a ações como essa, uma vez que o Ifap está cumprindo sua missão de formar pessoas. “É apenas o começo de grandes outros projetos internacionais”, finaliza.

Acesse a cerimônia completa aqui, na sua TVIfap.