Página inicial > Mais Notícias > Campus recebe a exposição Itinerante “ 500 anos de Eleição no Brasil”

Campus recebe a exposição Itinerante “ 500 anos de Eleição no Brasil”

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 16h17 | Última atualização em Segunda, 18 de Abril de 2022, 17h24

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu, no último dia 18/4, a exposição Itinerante “ 500 anos de Eleição no Brasil”. A iniciativa é uma realização do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP).

Na oportunidade, os alunos do campus participaram de palestras, conheceram detalhes de como funciona a urna eletrônica e o processo de votar. Além disso, tiveram acesso um tutorial de como solicitar o título de eleitor de forma on-line e o prazo para solicitar o documento, que finda no próximo dia 04 de maio de 2022. Na ocasião, foi disponibilizada a emissão de título eleitoral aos estudantes eleitores presentes na ação.

Aluno  participa de simulação do processo de votação

O coordenador da escola judiciária do TRE/AP, Reinaldo Soares, destaca que o objetivo do evento é sensibilizar os jovens, que já podem votar, para que possam valer o seu direito ao voto e participar das próximas eleições. “Queremos sensibilizar esse público, pois nunca tivemos um percentual tão baixo de jovens eleitores. Com o evento, objetivamos fazer com que esses jovens participem do processo eleitoral e elegam seus representantes”, afirma Reinaldo.

Foto: TRE/AP

Reinaldo explica ainda que a exposição “ 500 anos de Eleição no Brasil” é composta de 20 banners e faz uma leitura sobre a história da Justiça eleitoral brasileira. A exposição conta de que forma foram criados os partidos políticos, os primeiros títulos, os modelos das urnas, e a partir de quando as mulheres passaram a ter direito a votar e serem votadas, dentre outros temas.