Página inicial > Mais Notícias > Laranjal do Jari: Ifap abre 160 vagas em cursos técnicos subsequentes

Laranjal do Jari: Ifap abre 160 vagas em cursos técnicos subsequentes

Publicado: Domingo, 29 de Maio de 2022, 20h32 | Última atualização em Domingo, 29 de Maio de 2022, 21h10

O Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferta 160 vagas no processo seletivo subsequente 2022.2. As oportunidades estão distribuídas em 4 cursos:  Técnico de Serviços Públicos, Técnico em Florestas, Técnico em Informática e Técnico em Logística. 50% das vagas serão reservadas a estudantes de escola pública. Confira mais detalhes no quadro abaixo.

Os cursos são na modalidade presencial e semipresencial e têm como público alvo os candidatos que tenham concluído o ensino médio. Os interessados deverão fazer sua inscrição, de forma gratuita e  on-line, no período de 30/5 a 20/6. Faça aqui sua inscrição.

A seleção dos candidatos será realizada por meio do desempenho do aluno (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, devendo o estudante inserir no ato da inscrição as notas do 1º, 2º e 3º ano ou notas de acordo com a modalidade cursada, 1º e 2º etapa via Eja, ou 1º, 2º e 3º semestre via proeja, ou nota única via provão, ou nota única via Enem, ou nota única via Encceja, conforme detalhado em edital. Confira aqui o edital completo.

Em caso de eventuais dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, o candidato e seu responsável legalmente investido poderão entrar em contato com a Comissão do PS Subsequente 2022.2 pelo e-mail ps. subsequente @ifap.edu.br.

Conheça os cursos ofertados no Campus

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

Perfil Profissional: Ao concluir a formação no Curso Técnico de Nível Médio em Logística, na forma subsequente, o egresso deverá ser capaz de: Inserir-se no mercado de trabalho com competência técnica e científica em sua área de atuação; Ter domínio sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas da logística; Utilizar sistemas e processos para planejamento, programação e controle: da produção de bens e serviços, de transportes, de estoques, de armazenagem e de custos logísticos;

Possibilidades de atuação: O profissional formado no Curso Técnico Subsequente em Logística poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, com foco nas organizações em que a atividade principal sofra grande impacto do transporte, armazenagem e distribuição.

TÉCNICO EM FLORESTAS

Perfil Profissional: Planeja, organiza, dirige e controla atividades técnico-científicas de preservação, implantação, conservação e utilização com manejo sustentável de florestas e produtos de origem florestal. Supervisiona a execução de atividades florestais, desde a construção de viveiros florestais e infraestrutura, produção de mudas, colheita florestal com extração e beneficiamento da madeira até o manejo de florestas nativas e comerciais. Executa o processo de produção, manejo sustentável e industrialização dos recursos de origem florestal. Orienta prática florestal de menor impacto ambiental. Inventaria florestas. Realiza a coleta, identificação e conservação de sementes florestais. Seleciona e aplica métodos de manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas. Administra unidades de conservação e de produção florestal. Desenvolve projetos de preservação e conservação ambiental e florestal.

Fiscaliza e monitora fauna e flora silvestres. Elabora documentos técnicos pertinentes à área. Utiliza máquinas e implementos específicos para a atividade florestal.

Possibilidades de atuação: Indústrias de papel e celulose. Instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Parques e reservas naturais. Indústrias de silvicultura e exploração florestal. Propriedades rurais.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Perfil Profissional: Instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte.

Possibilidades de atuação: Prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet.

TÉCNICO EM SERVIÇOS PÚBLICOS

Perfil Profissional: Realiza atendimento ao público. Realiza apoio administrativo e de gestão de pessoas. Controla procedimentos organizacionais. Organiza materiais. Executa as operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas.

Possibilidades de atuação: Instituições públicas federais, estaduais e municipais.