Página inicial > Mais Notícias > Campus decide pela não obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos

Campus decide pela não obrigatoriedade do uso de máscara em espaços abertos

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 10h30 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 11h49

O uso continua obrigatório nas salas de aulas e espaços fechados do Campus

Imagem do Campus Laranjal do Jari / Foto: Telma Lobato

O Campus Laranjal do Jari, por meio da comissão local do Programa Retorno Seguro do Instituto Federal do Amapá (Ifap), definiu que não será mais obrigatório, a partir de 3/6, o uso de máscaras em locais abertos do Campus. A decisão da comissão levou em conta os decretos municipais e estaduais que liberaram o uso de máscara e também a atual situação pandêmica no município de Laranjal do Jari. Acesse aqui o documento.

Com a definição, servidores, alunos e terceirizados não precisarão portar máscaras para circular em locais abertos como corredores, áreas de convivência, quadra poliesportiva, entorno dos blocos e das salas de aulas. Contudo, o uso continua obrigatório dentro das salas de aula e espaços fechados como laboratórios e setores do Campus (departamentos, coordenações pedagógicas, registro etc.). A obrigatoriedade da máscara para acesso ao Campus continua válida para o público externo e também para aqueles que apresentarem sintomas gripais.

Uso continua obrigatório em espaços fechados/Foto: Tiago Ferreira

Lucilene Melo, diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, explica que a não obrigatoriedade do uso da máscara em espaços abertos do Campus não significa a proibição do uso desta e que haverá continuidade do fornecimento do item e serão mantidas as demais normas sanitárias previstas nos protocolos de biossegurança institucional. “A medida foi tomada em reunião com a comissão de retorno local a partir da melhoria dos indicadores da pandemia, do avanço na vacinação completa e da ampliação da dose de reforço no município, com tendência de evolução positiva do cenário. No entanto, o equipamento de proteção continua sendo obrigatório em salas de aulas e espaços fechados”, finaliza.

Retorno Seguro

A comissão local de retorno seguro do Campus segue avaliando as decisões das autoridades civis competentes sobre a realidade da pandemia no município de Laranjal do Jari e acompanhando o processo de vacinação dos estudantes, servidores e colaboradores. Mantém ainda a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacinação para trânsito e permanência na unidade.

Com intuito de promover a transparência e fornecer informações atualizadas, o Campus Laranjal do Jari criou o menu "retorno seguro". Nesse local, a comunidade poderá acessar o Plano de Ação de Retorno Gradual das Atividades Presenciais, Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e cronograma de funcionamento dos setores, além de outras documentações. O menu "retorno seguro" será atualizado frequentemente e pode ser acessado pelo portal do Campus Laranjal do Jari, conforme imagem abaixo.