Página inicial > Mais Notícias > Crianças do projeto "Criar Sesc" visitam o campus

Crianças do projeto "Criar Sesc" visitam o campus

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 16h04 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 17h17

Crianças do projeto "Criar Sesc" visitam o campus

No último dia 03/6, o  Campus Laranjal do Jari do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu a visita de crianças do pojeto Criar Sesc. O Criar Sesc atende crianças matriculadas no primeiro segmento do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas com idades entre 6 e 12 anos e oferece atividades como exercícios de cooperação, oficinas, saídas educativas para exploração e reconhecimento de novos espaços de aprendizagem, processos de criação etc.

Criança observa o funcionamento de impressora 3D, no laboratório Ifmaker

No campus, as crianças tiveram acesso aos laboratórios de informática, floresta, robótica, histologia e microbiologia, e ifmaker, onde tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos de pesquisas , receber explicações e conhecimento de profissionais do campus , além de experiências práticas como observação de lâminas por meio de microscópio e trilha.

Telma Lobato,  que é servidora do campus, diz que apresentou as crianças os microscópios e estereomicroscópios, no Laboratório de Histologia e Microbiologia. “No microscópio mostramos lâminas diversas, como cortes de escama de peixe, vermes, células do coração, semente de milho, asa de borboleta e osso. No estereomicroscópio, onde é possível visualizar organismos maiores, eles puderam ver uma mosca, uma formiga e uma flor”, explica a servidora.

Menina observa lâminas com cortes de escama de peixe, no Laboratório de Histologia e Microbiologia. Foto: Tiago Ferreira

No laboratório de biologia, a servidora de Ananda Araújo mostrou aos pequenos visitantes os equipamentos e suas funções como armadilhas para a captura de pequenos roedores, insetos, além de modelos anatômicos humanos e de animais. "Pela carinha deles, ficaram maravilhados com tudo que estavam vendo, principalmente, por muitas situações parecer cenas de filme", destaca Ananda.

Servidora Ananda Araújo explica a função da ferramenta. Foto: Tiago Ferreira

A professora do Proeja Sesc, Fernanda dos Santos, foi uma das acompanhantes das crianças e enfatizou que a visita é importante porque proporciona aos pequenos observar como funciona o Ifap e assim podendo despertar o interesse neles por uma das áreas de conhecimentos em que  atua o instituto. A visitação finalizou com uma trilha localizada dentro do campus. Ao todo, 44 crianças participaram da ação.